Cidade

Alunos e familiares do Florir Toledo aprendem decoupage

| 22/08/2017 - 20:40

Alunos e familiares do Florir Toledo aprendem decoupage

Decoupage é a arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista, papel, dando a aparência de uma delicada incrustação. Ela pode adicionar um toque criativo e artístico para molduras, móveis, objetos e louças.
Alunos e familiares do Florir Toledo tiveram a oportunidade de iniciar um Curso de Decoupage em madeira na sede do projeto. A responsável pela oficina é a professora Vanessa Regina Campos. Ela iniciou uma turma a semana passada e outra turma começou as atividades nessa segunda-feira (21). As aulas acontecem sempre nas segundas-feiras, das 9h às 11h, e das 14h às 16h. O curso vai até dia 20 de novembro.
Na segunda-feira foi realizada a primeira aula da turma da manhã e a segunda da turma da tarde. São aproximadamente 60 alunos divididos nos dois períodos. “Eles estão tão empolgados, que às vezes não tem nem paciência pra esperar a peça secar e já querem pintar de novo. Mas estão bem motivados”, elogiou a professora.
As famílias foram chamadas para participar. Além de poder trabalhar técnicas com outros materiais, durante o curso terão contato com peças de MDF e papel guardanapo. “Eles vão aprender o básico da técnica. O objetivo é desenvolver o trabalho em equipe, comunicação, interação e coletividade. É direcionado para os adolescentes e também às mães que receberam o convite para aprender”, acrescentou Vanessa.
Com o conhecimento adquirido, é possível até gerar uma renda extra pra família com a venda de artigos do gênero. Essa mesma técnica também pode ser aplicada em vidro, em lata e outros materiais. “Você pode fazer a decoupagem até de um móvel. É uma técnica difícil, não é fácil, trabalhar com guardanapo é preciso ter cuidado, pois é muito delicado, pode rasurar facilmente”, explicou a professora.
FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
Mais do que ensinar uma técnica, o curso acaba cumprindo outras funções. “A mãe, além de estar aprendendo, também está acompanhando o seu filho de perto, vendo o projeto acontecer, ajuda a cobrar. Como é uma peça por aluno, as mães estão ajudando, mas estão aprendendo também. Nesse contato acontece a interatividade no realizar uma atividade diferente com seus filhos”, acrescenta a professora do curso.
O coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos, afirma que o curso em si fortalece o grupo. “Ele [o curso] vai gerar uma dificuldade pra professora que é o entusiasmo do grupo, mas esse é o menor dos problemas. Na verdade, problema seria se fosse o desânimo. Esse convívio e a troca de experiências entre eles vai fortalecer o grupo”, afirma.
Ele explica que o curso de artesanato é diferente do profissionalizante. O profissionalizante foca no individual, já o de artesanato, além de trabalhar com habilidades individuais, reforça o espírito de grupo, pois sempre vão precisar da opinião do outro, da tinta do outro, do formato que o outro está utilizando. Isso tudo fortalece e reforça a necessidade de vínculos.
“Esta oficina em particular, também reforça os vínculos familiares, já que várias mães foram convidadas a participar junto com seus filhos. Isso contribui com o objetivo do programa, que é o fortalecimento de vínculos, e a mãe ainda acaba por conhecer a rotina do projeto”, destaca Oséias.
Além da oficina, as mães acabam aproveitando a oportunidade para conhecer melhor o projeto e como está a participação do filho. Esse vínculo da família com o programa materializa essa relação por meio da participação coletiva.
Este curso já estava programado pela Secretaria de Assistência Social, mas também está inserido na programação da Semana da Família. Dentro da programação do projeto ainda deve acontecer uma formatura dos adolescentes que concluíram os cursos de informática básica, prática de paisagismo e curso de garçom no primeiro semestre. A atividade deve acontecer ainda no mês de agosto.
Um jogo de futebol entre pais e filhos está programado para acontecer durante o “Acampadentro”, um acampamento dentro do Florir Toledo, também no mês de agosto. Interessados em saber como funciona o Florir Toledo podem entrar em contato pelo número (45) 3379-1588.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

“Expressões da alma” expõe telas de pacientes do CAPS

Sindicato e BRF voltam a negociar reajuste salarial

8º Encontro das mulheres trabalhadoras rurais

Marli assume presidência do PCdoB e reafirma sua candidatura ao senado

Secretaria de Educação lança programa de gerenciamento de bibliotecas

Acit realiza treinamento para lojistas

Promoção da Acit terá ‘Chute ao gol’

UTFPR promove Festa Junina

Combate a trabalho infantil é tema de seminário

“Too fazendo a minha parte” é um sucesso

Mais Destaques

Esporte

Copa Kids: Marechal tem bons resultados diante de Toledo

Regional

Sicredi repassa doação à APAE de M. C. Rondon

Cultura

Cultura divulga resultado de recursos do Profice

"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)