Cultura

Ecos da Semana Farroupilha

| 12/09/2017 - 21:30

Ecos da Semana Farroupilha

As celebrações da tradição gauchesca, o cultivo de valores familiares (que são passados de geração em geração) e a manutenção de uma cultura rica, que resgata a história e forma a identidade de um povo, marcaram a 9ª Semana Farroupilha de Toledo. O evento terminou no último domingo (10/09), encerrando um ciclo de cinco dias de atividades alusivas às tradições advindas do Rio Grande do Sul e expressas nas danças, nas músicas, nos trajes, nos pratos típicos e na cultura popular de um povo que valoriza, preserva e difunde seus costumes.
Quem passou pelo Acampamento Farroupilha, montado no Parque Ecológico Diva Paim Barth, presenciou nos participantes dos festejos tradicionalistas a cultura a que se entregam e da qual se constituem. Trocando um dedo de prosa, entre uma cuia e outra de chimarrão, todos os gaúchos e seus descendentes ali presentes se fizeram anfitriões e receberam de braços abertos as pessoas que de passagem visitavam as instalações. A hospitalidade dessa gente, que deixou o solo natal e partiu para outras localidades, merece destaque em nossa página da Cultura.
Além do acolhimento afável obtido no Acampamento, onde puderam passear, degustar iguarias peculiares e receber o convite para um “mate bem cevado”, os visitantes puderam testemunhar a cordialidade dos “donos da casa”. Em meio as atrações artísticas, uma plateia diversificada se formou, com crianças, casais e famílias em geral, que prestigiaram inebriados cada momento dos festejos, da Missa Campeira, na abertura, ao show de encerramento. Cada dia com uma programação diferente, o evento atraiu moradores e Toledo e de outras cidades, que para cá vieram com destino certo: o evento que pela terceira vez é a maior Semana Farroupilha do Paraná.
Publicamos na edição de ontem, aqui na Gazeta de Toledo, um resumo do que foi esse período de confraternização e de comunhão em torno da cultura gaúcha, e como a festividade repercutiu (e continua repercutindo) em nossa cidade, vamos hoje lembrar de mais alguns registros feitos no Acampamento Farroupilha. São lembranças de momentos como o bate-papo descontraído e frutífero com o Patrono do CTG Estância da Liberdade, Romualdo Strefling, de apresentações culturais diversas, e da alegria da gurizada que passeava pela “Fazendinha do Gaúcho”. São ecos da Semana Farroupilha.
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Toledo realiza Festival de Música Gospel

UNILA lança obra crítica sobre Ferreira Gullar e Thiago de Mello

Abertas inscrições para Dia Internacional da Animação

Oficina de Escrita Criativa

Toledo participa da 16ª Semana de Museus

Cidades paranaenses recebem cursos de capacitação do MinC

Público prestigia ‘Cão sem Plumas’ no Teatro Municipal

Alfredo Andersen ganha exposição em Foz do Iguaçu

MON inaugura a mostra “Paisagens Construídas”

Semana especial para o Museu Willy Barth

Mais Destaques

Artigos

Como você “educa” sua equipe?

Cidade

Morre Luiz Ari Bernardt

Estado

Saúde e Defesa Civil se unem para garantir atendimentos

Economia

Nível da atividade industrial volta a cair em abril, aponta CNI

Gente X Poder

Projeto desmonte

Regional

Caciopar apoia caminhoneiros e pede ajustes na máquina pública

AgroGazeta

Paralisação dos caminhoneiros reflete nas atividades de cooperativas

"ultrapassamos os 14 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)