Cultura

Escritora lança livro e beneficia projeto social “Artistas do Nada”

| 12/09/2017 - 21:30

O “Projeto Artistas do Nada” é uma iniciativa da Comunidade Terapêutica Beitt Abba, que significa Casa do Pai, em hebraico, e está localizada na saída para Ouro Verde do Oeste, em uma área cedida pela prefeitura de Toledo. O objetivo do trabalho é promover tratamento e atuar na reabilitação de dependentes químicos e alcoólatras, por meio de linguagens artísticas das quais os acolhidos pela entidade podem se apropriar. Para ajudar na manutenção desse projeto sócio-cultural, a assistente social e escritora Sônia Aparecida Marta irá lançar o livro “Vivendo e Aprendendo Amar”. Os recursos obtidos com a venda de seus exemplares serão revertidos para o custeio da iniciativa, que utiliza poesia, música, teatro, artesanato e outras manifestações artísticas, para recuperar os acolhidos dos vícios que lhes abateram.
O livro
De acordo com a autora, o livro é um desafio para o fortalecimento de relacionamentos familiares e afetivos. Estratégias para construir e resgatar o casamento e os propósitos de vida em família são abordados na obra, que é terceira publicação da escritora.
Sônia relata que o livro traz estratégias e exercícios práticos de reflexão e de trabalho com casais e com famílias. “A experiência para realizar esse livro é resultado de trinta anos de trabalho com casais e relacionamento familiar. Todas as dinâmicas e reflexões que apresentamos vêm dessas experiências, advindas do tratamento dos comportamentos e das emoções”, explica.
A assistente social revela que o papel da família tem sido questionado o tempo todo, mas que nem sempre a família e o casamento recebem o investimento necessário para que seja saudável e colabore com a qualidade de vida e para com a harmonia da sociedade. “Muitas vezes ficamos desapercebidos e não conseguimos dimensionar a fortaleza que é um relacionamento curado e livre de influências negativas. Cuidar das famílias é uma missão de todos na comunidade. Encontrar ferramentas para isso é um investimento que frutifica e que traz grandes ações construtivas”, afirma.
Estratégia
Para a autora o ambiente familiar é um grande laboratório social. “Dentro dos relacionamentos mais próximos é que as mais complexas situações nascem. Não trago uma receita pronta, mas uma estratégia comprovada de tratamento e prevenção contra as situações que podem gerar finais trágicos para histórias que poderiam ser um grande caso de sucessos e felicidade.
Sobre a autora
Sônia Aparecida Marta é psicopedagoga, assistente social e fundadora da Comunidade Terapêutica Beit Abba, para dependência de álcool e outras drogas. Morou no Chile e nos últimos seis anos dedica-se exclusivamente aos trabalhos da Comunidade. Consta em seu currículo a autoria de outros dois livros.
Artistas do Nada
O lançamento oficial da obra “Vivendo e Aprendendo Amar” será no dia 23 de setembro, às 19h30, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. Na ocasião será lançado concomitantemente o projeto “Artistas do Nada”, que será financiado pela venda dos livros. A iniciativa pretende oportunizar que os acolhidos na entidade que tenham talentos artísticos possam lançar suas propostas e produzir cultura. “Recebemos pessoas com talentos incríveis, seja para a escrita, música, dança, teatro e outras iniciativas. Esse processo é importante na reconstrução da identidade e na inserção em projetos saudáveis dentro das comunidades”, finaliza.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Toledo realiza Festival de Música Gospel

UNILA lança obra crítica sobre Ferreira Gullar e Thiago de Mello

Abertas inscrições para Dia Internacional da Animação

Oficina de Escrita Criativa

Toledo participa da 16ª Semana de Museus

Cidades paranaenses recebem cursos de capacitação do MinC

Público prestigia ‘Cão sem Plumas’ no Teatro Municipal

Alfredo Andersen ganha exposição em Foz do Iguaçu

MON inaugura a mostra “Paisagens Construídas”

Semana especial para o Museu Willy Barth

Mais Destaques

Estado

Saúde e Defesa Civil se unem para garantir atendimentos

Artigos

Como você “educa” sua equipe?

Gente X Poder

Projeto desmonte

Economia

Nível da atividade industrial volta a cair em abril, aponta CNI

Cidade

Morre Luiz Ari Bernardt

Regional

Caciopar apoia caminhoneiros e pede ajustes na máquina pública

AgroGazeta

Paralisação dos caminhoneiros reflete nas atividades de cooperativas

"ultrapassamos os 14 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)