Cultura

Pacto de Ano Novo

| 31/12/2013 - 00:00

Pacto de Ano Novo

Ano Novo, vida nova? Depende da maneira como você vai encarar os “novos dias” que começam em janeiro

Quando o mês de dezembro vem chegando, quase todas as pessoas são tomadas por uma doce esperança – exceto aquelas pessoas pessimistas para as quais nada está bom.
Esta “doce esperança” é o fruto do Espírito do Natal presente nos corações daqueles que têm fé; a esperança nos empurra para frente apesar de todas as dificuldades.
Assim, em nome deste novo ânimo que vem junto com o Ano Novo, temos uma vontade imensa de que aconteçam coisas diferentes, vontade de fazer tudo diferente. Que tal fazer um pacto de Ano Novo?
Primeiro, xô mau humor. Rir é o melhor remédio.
Que tal dar uma boa revirada nas gavetas e armários? Pode parecer bobagem, mas organizar e livrar-se das coisas que não estão sendo úteis fará uma grande diferença. Vai liberar mais espaço e dar uma grande sensação de limpeza e conforto.
Comece pelo seu guarda-roupa. Separe todas as peças de roupa e sapatos os quais não usa há algum tempo. Doe; existem muitos necessitados.
Limpe os armários, coloque saches perfumados nos cantinhos e dispositivos contra o mofo. Depois arrume as roupas (aquelas que realmente você usa) em seus lugares. Depois das folgas de final de ano, vai ser uma alegria começar janeiro com armários e gavetas limpas.
Faça o mesmo com os armários da cozinha. Que atire a primeira pedra quem não guarda embalagens, potes, vidros e copos de conservas etc etc. A ordem é reciclar, avalie aquilo que realmente usa no dia a dia, o que sobrar doe. Procure entidades, ou pessoas, no seu bairro que façam trabalhos manuais ou adoram fazer doces, geleias e conservas que receberão com carinho copos, vidros e potes os quais você vem armazenando.
Sabe aquelas fotos que estão guardadas dentr o de um livro, ou no fundo de uma gaveta? Junte todas e coloque-as num álbum; ficará mais fácil rever aqueles momentos que mereceram serem registrados.
Ainda não tem um jardim? É hora então de colocar flores em sua vida. Se não exatamente um quintal para isso, recorra às floreiras e vasos. Dá até para cultivar árvores frutíferas e ter uma horta. Ponha sua criatividade para funcionar.
Dê uma olhada na decoração da casa e procure um cantinho que possa ser só seu, com uma cadeira confortável, no qual poderá sentar-se tranquilamente e ler um livro. Reserve um tempo para suas leituras prediletas, fará um bem enorme à sua alma. Acredite.
E quanto a você? Mude de atitude.
Comece a reparar nas pessoas à sua volta. Cumprimente todos quando chegar ao elevador, por exemplo. Um sorriso de “Bom Dia” ou de “Boa Noite” não custa nada e pode render muito. Seja grato, ou grata, às pessoas, diga “Muito Obrigado” a tudo e a todos.
Cultive o perdão. Procure esquecer as mágoas, no seu íntimo, perdoe àqueles que te ofenderam, já ouviu dizer que “cultivar ressentimentos, envenena o fígado”? Pois é, este tipo de sentimento faz mal a si mesmo. Perdoe. Não alimente fofoca e maledicências.
Faça planos para uma viagem com a família, com o seu amor ou com os amigos. Queria conhecer um determinado lugar, vá em frente; parcele o pagamento, economize todo mês e não deixe o sonho engavetado.
Invista em atividades físicas; faça caminhadas, ande de bicicleta e procure alimentar-se de maneira saudável. Imagine a alegria de emagrecer alguns quilinhos!
Acima de tudo, procure ser feliz. Independente de sua opção religiosa cultive a sua fé. Não se estresse com coisas inúteis e lembre-se de que o Criador em tudo nos provê.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Artista nova-santa-rosense expõe no Museu Dom Severino Kögl

Princesa do Japão visita o Paraná

Cascavel e Foz recebem Camerata Antiqua de Curitiba

Sai o resultado final do segundo edital do Profice

Abertas as inscrições para a seleção do FERMOP

Atores e dançarinos de Toledo terão chance de se profissionalizarem

MON realiza homenagem a Carlos Eduardo Zimmermann

Exposição no Paraná resgata a história de Ryo Mizuno

Ação e comédia na Mostra de Teatro de Quatro Pontes

Prêmio Paraná de Literatura prorroga inscrições

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)