Cultura

Festival “Curta Toledo” será lançado no fim de semana

| 13/10/2017 - 20:50

Festival “Curta Toledo” será lançado no fim de semana

Com encerramento das inscrições neste sábado (14/10) e lançamento oficial no domingo (15/10), o 4° Festival de Curta-Metragem de Toledo – “Curta Toledo” acontece em três etapas. A primeira etapa da atração cinematográfica, que é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com a Secretaria Municipal de Comunicação, diz respeito às inscrições, que foram abertas no dia 02 do corrente mês e serão encerradas neste sábado. A segunda etapa será marcada pelo lançamento do Festival, a ser realizado no Parque Ecológico Diva Paim Barth, às 19h e 30min, com diversas atrações artísticas. Na ocasião serão realizados os sorteios dos temas para os grupos inscritos (os representantes de cada equipe inscrita receberão a temática do curta-metragem que deverá produzir).
Após o lançamento do Festival, segue-se o período destinado às produções cinematográficas, de 16 a 31 de outubro, que deverão ser realizadas pelos participantes e não poderá ultrapassar a duração de 5 minutos (o que as caracteriza como curtas-metragens). Podem se inscrever pessoas de todo o país e os participantes devem estar divididos em grupos, com no máximo vinte integrantes.
O Festival “Curta Toledo” está dividido em quatro esferas de disputa: Categoria Profissional, Categoria Profissional Região Oeste do Paraná, Categoria Amador e Categoria Voto Popular. A competição terá um limite de 30 equipes para as categorias profissionais (a inscrição na Categoria Profissional Regional estará automaticamente participando da esfera nacional) e 30 equipes para a Amador.
Todas as produções devem preencher alguns requisitos, como possuir roteiro, produção, filmagem e edição seguindo o tema proposto através do sorteio. Esses trabalhos serão avaliados pelos seguintes itens: Direção, Trilha Sonora, Roteiro, Fotografia, Maquiagem e Figurino, Criatividade, e Adaptação ao tema proposto.
A exibição pública dos filmes em competição será realizada no dia 19 de novembro, no Parque Ecológico Diva Paim Barth e em mídias especialmente definidas para essa finalidade. Após as produções se tornarem de conhecimento do público, virá a terceira e última etapa do “Curta Toledo”, com a Cerimônia de encerramento a ser realizada no Teatro Municipal, no dia 3 de dezembro, às 19h, com a entrega dos prêmios aos vencedores. Os prêmios variam de troféus e quantias em dinheiro, que vão de R$ 500 a R$ 3.000.
A edição do Festival Curta Toledo 2017 é mais um evento que valoriza a produção áudio-visual, cuja cadeia produtiva incrementa a chamada Economia Criativa.
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

O Festival de Música de Inverno – FESTIN

Estado forma novos agentes de leitura

Prêmio Jovem Negro de Literatura 2018

Paraná publica lista de habilitados no Prêmio Arte Paraná

Cultura divulga resultado de recursos do Profice

Secretário da Cultura participa de reunião com comitiva do Uruguai

Cultura divulga habilitados no Domingo tem Teatro

Escritor nigeriano visita o Paraná

Apesar de divergir, Ministro da Cultura não pediu demissão

Centro Juvenil de Artes Plásticas completa 65 anos

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)