Estado

Mais de 100 mil paranaenses conseguem emprego

| 31/12/2013 - 00:00

De janeiro a novembro deste ano, 112.230 paranaenses conseguiram emprego com carteira assinada por meio das Agências do Trabalhador. Destes, 46% são do sexo feminino e 54% são do sexo masculino. Os jovens entre 16 e 24 anos representam 40% dos colocados. No Programa Jovem Aprendiz, foram atendidos 5.583 jovens, enquanto o Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho – PPD colocou no trabalho de mercado formal 1.218 pessoas com deficiência.
No mesmo período, os empreendimentos do Paraná, que são parceiros da Agência do Trabalhador, abriram 302.409 vagas de emprego no mercado formal. Cerca de 70% das ofertas não exigem experiência dos candidatos, criando a oportunidade do primeiro emprego
“Nosso objetivo é prestar um serviço público cada vez mais eficiente para o trabalhador que precisa de emprego ou busca orientação e qualificação profissional. Nossos servidores recebem cursos de treinamento e aperfeiçoamento constantes. Em 2014, uma de nossas metas é o reequipamento das agências. As Agências do Trabalhador são a porta de entrada para o mercado de trabalho e estamos discutindo permanentemente com o Ministério do Trabalho e Emprego o repasse de mais recursos para melhorar a infra-estrutura e o atendimento nas Agências do Trabalhador”, diz o secretário Luiz Claudio Romanelli.
Para a coordenadora de Intermediação de Mão de Obra da Secretaria do Trabalho, Ângela Carstens, o trabalhador está mais exigente devido ao grande número de ofertas de emprego no Paraná. “Percebemos que as vagas mais difíceis de preencher são aquelas com baixos salários ou jornada estendida de trabalho como, por exemplo, expediente aos finais de semana, que nem sempre são atrativas”, explica.
ATENDIMENTO AO CIDADÃO – A rede de Agências do Trabalhador é formada por 220 postos de atendimento, está presente em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes e atende 90% da população total e 93,3% da população urbana do Paraná. A gestão é compartilhada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS) e pelas prefeituras municipais.
Entre os principais serviços oferecidos pelas Agências do Trabalhador, estão a intermediação de mão de obra ,responsável pelo recrutamento, seleção e colocação de trabalhadores no mercado formal. Também estão disponíveis outros serviços, como cursos de qualificação profissional; habilitação do seguro desemprego; orientação e certificação profissional e o fomento às atividades autônomas e empreendedoras.
A Sets conta ainda com 18 regionais para apoiar e supervisionar os municípios em todo o Paraná. Em 2013, foram entregues 37 veículos Fiat, modelo Novo Uno, no valor de R$981.878,99. veículos novos e 700 computadores para suporte das atividades nos escritórios e Agências do Trabalhador
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Empreiteira Endeal Engenharia é homenageada pelo Ministério da Justiça

Nova lei assegura recursos para o programa de tarifa rural noturna

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)