Cultura

Espetáculo mostra essência extraída das danças urbanas

| 13/11/2017 - 20:50

Espetáculo mostra essência extraída das danças urbanas

A semana começou de modo bem produtivo e atrativo, com a apresentação do Espetáculo 5ª Essência, de Dança Urbana e Contemporânea. Centenas de pessoas compareceram, no domingo (12/10), no Teatro Municipal para prestigiar o evento, que foi realizado em parceria com a CUFA e que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do GeekUp.
O coletivo de dança, que exibiu um extenso e bem elaborado repertório coreográfico no palco do Teatro, existe há 12 anos em Toledo e é organizado pela professora e dançarina Fernanda Fetter. Hoje a 5ª Essência Fetter Company desenvolve uma frutífera parceria com a CUFA – Central Única das Favelas –, organização de atuação global na promoção de projetos esportivos e sócio-culturais. Presente em diversos países, a CUFA auxilia na implantação de projetos que visam o fortalecimento de ações afirmativas voltadas para a juventude. Um de seus objetivos é propiciar meios para que os jovens que se encontrem em situação de vulnerabilidade social possam atuar como protagonistas na construção histórica, econômica e social dos locais onde vivem. Nesse contexto a CUFA tem realizado algumas parcerias em Toledo, cidade que não possui favelas, mas onde se encontram muitos jovens em condições sociais instáveis, atendidos através de empreendimentos como o desenvolvido pela 5ª Essência, que tem suas bases na Cultura Urbana.
A Companhia de Dança dirigida por Fernanda Fetter atua no segmento das denominadas “danças urbanas”, que abrangem o Hip Hop, o Break e outros estilos, que ganham cada vez mais espaço na cidade. Sendo esse um universo atrativo para os jovens, muitos são estimulados pela Cultura Urbana e encontram na 5ª Essência um ambiente favorável para uma projeção artística, a interação social e o enriquecimento cultural. O coletivo recebe de braços abertos todos que queiram conhecer e participar desse rico e envolvente campo e, além do público atendido pelos projetos sociais, jovens oriundos de outros meios também são contemplados pelo trabalho realizado em prol da dança. Participam da 5ª Essência muitas crianças e adolescentes que conheceram a dança no colégio e outros que se sentem atraídos ao presenciar os ensaios e apresentações que a Companhia faz. Há espaço para todos que queiram participar, independente da idade. Uma demonstração disso pode ser constatada na plateia diversificada que compareceu no espetáculo de domingo, formada por pessoas de todas as idades, com a presença de artistas, gestores, universitários, professores, empresários e estudantes do ensino médio, entre outros.
Com atuação próspera em diversos espetáculos, mostras e festivais, a 5ª Essência tem se apresentado em várias cidades brasileiras e até do exterior, se classificando em diversos eventos e trazendo para Toledo algumas vitórias e conquistas para as artes urbanas. E nessa semana a Companhia triunfou novamente ao realizar, em parceria com a CUFA, o primeiro espetáculo de Danças Urbanas produzido em Toledo. Além do feito pioneiro, também chamaram a atenção o primor dos detalhes técnicos e a qualidade da produção. O que todos assistiram foi um bem elaborado conjunto de coreografias baseado nas Tribos Urbanas e nos Elementos da Natureza (Terra, Ar, Água e Fogo), utilizados para contar a história da 5ª Essência. Pelo palco do Teatro passaram cerca de 30 artistas provenientes da Companhia e de Projetos de Danças Urbanas do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre e da Escola Municipal Borges de Medeiros, que ao final da exibição receberam calorosos aplausos dos expectadores.
Ainda nessa semana a 5ª Essência Fetter Company retorna aos palcos, para se apresentar na Mostra Avaliativa que ocorrerá nos próximos dias, durante o “3º Toledo em Dança”, e para participar do GeekUp, evento a ser realizado na cidade de Cascavel no próximo fim de semana.
Graças a trabalhos como os que vêm sendo desenvolvidos pela 5ª Essência, e pelo desempenho de vários agentes de cultura que atuam em Toledo, as danças urbanas e as demais linguagens da arte urbana encontraram na cidade um terreno fértil e aos poucos estão se consolidando no cenário cultural local. Essas são características que podemos constatar na execução do espetáculo que abriu essa semana. Além da Fernanda Fetter, que assinou a Direção Geral e Artística do evento, também participaram da produção Marco Aurélio Waschburguer, B-Boy Green, Márcio Franz, Ederson Silva, Luna Fernandes, Leandro Junior e Driele Rodrigues.
Fernando Baldi Braga

Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Cultura divulga resultado de recursos do Profice

Secretário da Cultura participa de reunião com comitiva do Uruguai

Cultura divulga habilitados no Domingo tem Teatro

Escritor nigeriano visita o Paraná

Apesar de divergir, Ministro da Cultura não pediu demissão

Centro Juvenil de Artes Plásticas completa 65 anos

Livro retrata a história da arquitetura das escolas do Paraná

Marco das Três Fronteiras pode ser patrimônio cultural de Foz

Concurso Edy Braun chega a sua 6º edição

Aberto processo seletivo para Escola de Dança Teatro Guaíra

Mais Destaques

Cidade

8º Encontro das mulheres trabalhadoras rurais

Esporte

Copa Kids: Marechal tem bons resultados diante de Toledo

Regional

Sicredi repassa doação à APAE de M. C. Rondon

"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)