Cultura

Mais um passo dado para fortalecer a cultura em Toledo

| 08/12/2017 - 20:50

Mais um passo dado para fortalecer a cultura em Toledo

Nesse fim de semana ocorre um dos momentos mais importantes para a cultura, seus representantes e seus apreciadores. No sábado (09/12) está sendo dada sequência, no auditório da prefeitura, a IV Conferência Municipal de Cultura, que começou no mês passado. Há algumas semanas foram realizados os Fóruns Setoriais, etapa que deu início aos debates conclamados pela Conferência. Agentes culturais de todos os segmentos que possuem representatividade em Toledo se reuniram nos dias 23 e 24 de novembro para apresentar suas demandas, através de propostas que serão apresentadas ao Conselho Municipal de Políticas Culturais - CMPC.
O CMPC é a instância formalizada pelo poder público para elaborar o Plano Municipal de Cultura – PMC –, instrumento que deverá nortear as políticas públicas para o setor. Os membros que comporão o Conselho durante o biênio 2018-2019 estão sendo designados por ocasião da Conferência. Cada um dos 13 segmentos com assento no CMPC escolheu, durante os Fóruns Setoriais, seus titulares e respectivos suplentes. Juntamente com os membros governamentais, indicados pelo poder público, constituirão o Conselho os representantes dos seguintes segmentos: Artesãos; Artes Plásticas; Conjunto do Audiovisual, da fotografia e das artes gráficas; Música; Teatro; Dança; Circo; Universidades públicas; Instituições privadas de ensino superior; Literatura; Tradições e festejos, gastronomia e cultura popular; Arquivos, salas de memória, centros culturais e coleções particulares; e Movimentos sociais e urbanos e cidadãos.
A IV Conferência Municipal de Cultura parte de uma iniciativa da prefeitura, que através da Secretaria de Cultura busca a participação da sociedade civil na construção do Plano Municipal de Cultura. O documento servirá como base para o planejamento e implementação de políticas culturais na cidade, visando a valorização, proteção e promoção da cultura local. Neste sábado, os participantes da Conferência assistirão a palestra proferida pela professora do curso de Serviço Social da Unioeste, Dra Cleonilda Sabaini Thomazini Dallago, com o tema “Cultura e Cidadania: A importância da construção de uma cultura ética”. No final do evento, será apresentado o relatório com as propostas para a elaboração do PMC, que será encaminhado ao Conselho Municipal de Cultura, dando mais um passo para o fortalecimento da cultura em Toledo.
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

MON realiza homenagem a Carlos Eduardo Zimmermann

Exposição no Paraná resgata a história de Ryo Mizuno

Ação e comédia na Mostra de Teatro de Quatro Pontes

Prêmio Paraná de Literatura prorroga inscrições

Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro

Alunas da rede estadual vencem prêmio internacional de haicai

Socióloga comera 80 anos em evento sócio ambiental

Cultura brasileira é representada no “Folclorize”

Inscrições para Prêmio Culturas Populares terminam sexta

Livro, leitura e bibliotecas

Mais Destaques

Cidade

Denúncia entregue anonimamente a Gazeta de Toledo

Estado

UNILA oferta curso preparatório para exame de Língua Portuguesa

"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)