Cultura

Conferência aprova propostas para a cultura e aclama os novos conselheiros

| 11/12/2017 - 20:50

Conferência aprova propostas para a cultura e aclama os novos conselheiros

A IV Conferência Municipal de Cultura, realizada no último sábado (09), reuniu representantes dos mais variados segmentos artístico-culturais do município de Toledo. Uma das atribuições do evento foi discutir e aprovar as propostas apresentadas nos pré-fóruns, que ocorreram em novembro. Ao todo, foram aprovadas 48 propostas para serem inseridas no momento da elaboração do Plano Decenal de Cultura.
Representantes da sociedade civil organizada, que foram eleitos durante a Conferência, serão empossados juntamente com conselheiros indicados pelas secretarias de governo que integram o Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC. Eles terão, entre outras, a meta de finalizar a elaboração do Plano até fevereiro de 2019. “Se conseguirmos cumprir esse prazo antes, melhor ainda. Faremos o possível para isso”, afirmou a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Magda Ritter.
A diretora avaliou de forma razoável a participação do público da Conferência. “O grupo que participou são pessoas envolvidas e com grande conhecimento na área da cultura. Acredito que temos subsídios para fazer um bom trabalho. As propostas aprovadas são boas e exequíveis. A discussão foi ampla e qualitativa”, avaliou Magda.
Entre as propostas discutidas e aprovadas está “aportar recursos financeiros para o Fundo Municipal de Cultura com distribuição equitativa entre os diferentes segmentos artístico-culturais locais realizados por meio de editais”.
Outra proposta aprovada e construída coletivamente é de “criar a lei de incentivo à Cultura, com capacidade de captação, no mínimo, de 2%, e a destinação total do valor arrecadado do ISSQN, referente aos eventos artísticos culturais para compor o Fundo Municipal de Cultura”.
Para a diretora, a atual composição do CMPC teve bons debatedores em busca de avanços para todos os segmentos da cultura em nosso município. “De forma participativa, todos deram sua contribuição e isso é válido para uma análise criteriosa e continuidade dos trabalhos. É necessário avançar sobre o calendário anual de reuniões do conselho para que não haja esvaziamento das cadeiras, já que o CMPC é uma instância democrática de controle social onde a participação da sociedade é fundamental na tomada de decisões”.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

MON realiza homenagem a Carlos Eduardo Zimmermann

Exposição no Paraná resgata a história de Ryo Mizuno

Ação e comédia na Mostra de Teatro de Quatro Pontes

Prêmio Paraná de Literatura prorroga inscrições

Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro

Alunas da rede estadual vencem prêmio internacional de haicai

Socióloga comera 80 anos em evento sócio ambiental

Cultura brasileira é representada no “Folclorize”

Inscrições para Prêmio Culturas Populares terminam sexta

Livro, leitura e bibliotecas

Mais Destaques

Estado

UNILA oferta curso preparatório para exame de Língua Portuguesa

Cidade

Denúncia entregue anonimamente a Gazeta de Toledo

"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)