Cidade

Saúde avança e fortalece ações em apenas um ano

| 27/12/2017 - 21:15

O ano de 2017 está terminando e a Secretaria Municipal de Saúde de Toledo já comemora os resultados alcançados pela Administração. Aumento no número de consultas, redução da fila de espera por atendimentos especializados, acréscimo dos procedimentos odontológicos, foram algumas das metas do Plano de Governo alcançadas neste ano.
“Mesmo diante de muitas dificuldades, tenho certeza absoluta que tivemos um ano positivo. A determinação e o empenho dos servidores sempre foram determinantes para os resultados que alcançamos. Destaco a reabertura do Mini-hospital, a ampliação de oferta de consultas à população, o Corujão da Saúde que retirou dois mil pacientes da fila de espera por especialidades médicas e o trabalho da equipe de combate a dengue com apenas 11 casos positivos este ano, uma redução de mais de 95% em relação ao ano anterior”, avalia o secretário da pasta Thiago Stefanello.
Ele detalha que as contas da Administração fecham apenas no dia 31, mas a estimativa já aponta que 28% do orçamento do município de 2017 foi investido em saúde enquanto em 2016 o valor foi 27%. “Pouca diferença, mas conseguimos abrir o Mini-hospital, ampliamos os atendimentos, dentre outros avanços, isso demonstra a boa gestão da aplicação dos recursos”.
Stefanello complementa que entre as metas alcançadas, estão a ampliação dos horários de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e o acréscimo do número de atendimentos. No ano passado, era apenas um médico atuando: hoje, dois profissionais - na área da clínica - atendem as comunidades de Vila Nova e Novo Sarandi. Houve ainda adequações nas equipes e profissionais foram relocados para Vila Ipiranga e Dois Irmãos, que antes não contavam com médicos. “Levar mais saúde para quem mora no campo é uma das nossas prioridades, e já nesse primeiro ano conseguimos dar o primeiro passo”.
Apesar da dificuldade de contratar novos profissionais, para não comprometer o gasto com folha de pagamento como determina a lei de responsabilidade fiscal, a pasta conseguiu organizar as equipes e fazer ações de promoção à saúde. “Esses resultados só foram alcançados pelo compromisso e dedicação de cerca de 900 servidores da saúde”, agradece.
APOIO
Outro ponto importante neste ano, afirma o secretário, foi o apoio do Governo do Estado e Federal para o município. Com os recursos vindos de indicação dos parlamentares, foi possível ampliar a frota de ambulância, e veículos para a saúde, custear os insumos e medicamentos, compra de equipamentos para o Hospital Regional, repasse para reforma e obra de UBS, fortalecer a atenção básica e a formação dos profissionais, entre outras ações. “Essas parcerias foram essenciais para as conquistas. Precisamos agradecer aos deputados que estão trabalhando por Toledo, ao governador que teve um olhar especial para atender as nossas demandas e ao Ministro da Saúde Ricardo Barros que tanto contribuiu para que essas ações fossem realizadas. E a projeção é que no próximo ano haja possibilidade de avançar ainda mais”.
FUTURO
Para 2018, Stefanello adianta que o cenário é positivo com mais investimentos na área da saúde. Está previsto a reforma e ampliação da UBS de Novo Sarandi; construção da nova Unidade de Vila Nova; reforma das UBS’s dos bairros Industrial, Coopagro, Panorama, Porto Alegre e do distrito de Bom Princípio; abertura dos atendimentos das UBS’s da Vila Paulista, e Alto Panorama; inauguração da nova Central de Especialidades Médicas e Saúde do Trabalhador; construção do Centro de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares; construção da Central de Esterilização de Material, reforma e implantação do Caps I e construção do Depósito de Armazenamento e Destruição do Combate a Endemias. Outra expectativa é abertura do Hospital Regional.
Confira as principais ações realizadas neste ano:
Reabertura do Mini-hospital
Dois mil pacientes do Corujão da Saúde
Entrega da área de pouso provável na UPA
658 pacientes atendidos no Sorriso Toledo, reduzindo a fila de espera de tratamento odontológico.
560 cirurgias de catarata realizadas em parceria com o Governo do Estado
26.814 pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento na Vila Pioneiro (Mini-hospital)
67.074 pacientes atendidos na UPA
48.909 pacientes transportados com a frota e passagens da Secretaria da Saúde.
320.193 pacientes atendidos nas Farmácias da Secretaria da Saúde
9.235 atendimentos no CAPS AD
13.668 atendimentos realizados no CAPS II
4.489 consultas médicos nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis)
82.981 atendimentos de Fisioterapia
112.754 procedimentos odontológicos nas Unidades Básicas Tradicionais
46.299 consultas médicas de especialidades na Central Municipal de Especialidades.
9.655 consultas médicas de clínico, pediatra e ginecologia nas Unidades Básicas do Interior
18.910 consultas de ginecologia nas unidades básicas tradicionais
21.936 consultas médicas de pediatria nas Unidades Básicas
65.470 consultas de médico clínico geral nas Unidas Básicas Tradicionais
45.866 consultas médicas especializadas pela equipe Estratégia de Saúde da Família (USF)
315.271 consultas médicas realizadas pela Secretaria de Saúde
Autor: Suzi Lira
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Secretário do Estado visita instalações do futuro aterro e dois Ecopontos

Faciap reúne centenas de jovens

MP interveio e Executivo teve que responder sobre o Canil da GM

Denúncia entregue anonimamente a Gazeta de Toledo

Servidores de Toledo se destacam com palestras legislativas pelo Brasil

Veículos de transporte escolar devem passar por vistoria em julho

Jardim Coopagro vai inaugurar Associação de Moradores

Centros da Juventude recebem investimentos

Toledo sedia evento estadual da Faciap Jovem

EMDUR continua testando nova tecnologia de asfaltamento

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)