Esporte

Esporte de Toledo tem ano de vitórias e realizações

| 29/12/2017 - 21:45

O esporte de Toledo teve um ano de grandes conquistas em 2017 se mantendo como um dos destaques do Estado na organização de competições oficiais, conquistando resultados importantes em várias modalidades e avançando em projetos como o Brinca Toledo e Vida Ativa na Melhor Idade.
O secretário de Esportes e Lazer, Emerson Jerônimo, considerou o ano de 2017 como um ano de muitas conquistas e avanços, apesar de todas as dificuldades encontradas.
“Nós tivemos um ano muito complicado no que diz respeito aos recursos financeiros e mesmo assim conseguimos excelentes resultados a nível competitivo em inúmeras modalidades. Também mantemos a nossa marca como organizadores de competições oficiais, tendo como destaque o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado pela primeira vez no estado do Paraná” comentou o secretário.
Brinca Toledo
O Projeto Brinca Toledo atendeu em 2017 mais de 8708 crianças das escolas municipais, 600 crianças em festas gastronômicas e aproximadamente 2000 crianças em parques e bairros. O Projeto leva brinquedos infláveis e demais atividades esportivas para as crianças nos parques, escolas e festas gastronômicas do município.
Vida Ativa na Melhor Idade
O programa Vida Ativa na Melhor Idade atendeu mais de 3500 idosos de 45 grupos no ano de 2017. O programa realizou várias atividades com foco para a terceira idade durante o ano. Foram feitas caminhadas, festas, bailes e os Jogos da Melhor Idade, que movimentaram os grupos em competições esportivas.
Agita Verão
O Agita Verão realizado todas as segundas e quartas-feiras no Parque Ecológico Diva Paim Barth, promove ginástica multifuncional, danças circulares e ritmos coreografados. Mais de 38 mil mulheres e crianças participaram do programa durante o ano.
Eventos
O ano de 2017 também reservaram vários eventos esportivos em Toledo, que movimentaram atletas esportistas amadores e o público em geral. Os principais eventos foram os passeios ciclísticos, 6 horas nadando, corrida da mulher, atletismo na praça, corrida contra o relógio, festival de corridas, regional de xadrez, aquathlon, festival de triathlon, baile da amizade, semana da juventude, encontro das trabalhadoras rurais, entre outros. Ao todo essas atividades atenderam mais de 10 mil pessoas.
Jogos Abertos do Paraná
O município de Toledo foi um dos grandes destaques da 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) terminando a competição na 5ª colocação geral, uma das melhores da história de Toledo, ficando a frente de cidades do porte de Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Guarapuava.
Toledo obteve destaque em várias modalidades como Ginástica Rítmica, Badminton, Judô, Rugby e Xadrez, modalidades já tradicionais no município, mas também conseguiu as suas primeiras medalhas na história do evento no Voleibol Feminino e Ciclismo.
Jogos da Juventude do Paraná
A participação da cidade de Toledo nos Jogos da Juventude do Paraná entrou para a história do município, sendo a sua melhor em todas as edições do evento, terminando em 4º lugar na classificação geral, ficando a frente de Cascavel e demais municípios de maior porte.
Tênis de Mesa
O ano de 2017 foi um dos melhores da história da modalidade em Toledo se não o melhor. O município recebeu em 2017 o Campeonato Brasileiro, sendo a primeira cidade paranaense a receber o evento. Mais de 800 atletas de todo o país estiveram em Toledo para a disputa do Campeonato, que contou com a participação de atletas como Caroline Kumahara, que participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Jennyfer Parinos; Guilherme Costa; Iranildo Espíndola e Aloísio Lima, que participaram dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Outra presença ilustre foi Israel Stroh, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos em 2016.
A modalidade também obteve resultados destacados durante o ano. No Campeonato Brasileiro, onde o município obteve três medalhas nas disputas de seleções estaduais. No Campeonato Paranaense vários atletas terminaram nas primeiras colocações, com destaque para Ana Bonsere campeã estadual e vencedora de seis das sete etapas da competição.
Nos Jogos Abertos, Escolares e da Juventude Toledo mais uma vez foi uma das cidades com o melhor desempenho do Estado. Ana Bonsere foi campeã da fase estadual dos Jogos Escolares e 2ª colocada na fase nacional, feito esse que lhe garantiu uma vaga nos Jogos Sul-americanos escolares em Cochabamba na Bolívia, onde conquistou duas medalhas, uma de ouro na dupla mista e uma de bronze na dupla feminina. A atleta local também foi contemplada com um intercâmbio de 40 dias na Ásia em 2018. O continente asiático possui os melhores atletas e os principais polos de treinamento do Tênis de Mesa mundial.
Badminton
O Badminton foi a modalidade que conquistou os resultados mais relevantes do município de Toledo em 2017. O esporte tem um projeto realizado na Ação Social São Vicente de Paulo, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, atendendo mais 300 crianças e adolescentes. Destes mais de 100 treinam nas equipes de rendimento que representam a cidade nas competições.
A equipe local conquistou mais de 100 medalhas nas etapas do Campeonato Paranaense, sendo a melhor equipe da competição. Nos Jogos Escolares, da Juventude e Abertos, o time local também obteve os melhores resultados do estado dominando todas as competições. A equipe ainda teve um excelente desempenho no Campeonato Brasileiro terminando entre os três primeiros colocados na classificação geral.
Os atletas de Toledo ainda conquistaram seis medalhas nos Jogos Sul-americanos da Juventude e três medalhas no Campeonato Pan-americano.
“Nós tivemos um ano de excelentes resultados, principalmente a nível internacional o que já havíamos conseguido, mas não com toda essa quantidade de medalhas. Para 2018 esperamos conseguir ainda mais apoio da iniciativa privada e do poder público para alcançar resultados ainda melhores e continuar realizando o nosso trabalho social” comentou o técnico da equipe de Badminton de Toledo, Valdecir Barbosa.
Futebol
No futebol os grandes destaques ficaram para Taça Mauro Maiorki de Futebol Sete, que reuniu 137 equipes nas disputas das categorias livre e veterano. As equipes vencedoras da competição receberam um carro zero quilômetro na categoria livre e uma motocicleta zero quilômetro no veterano.
Foram destaque também os Campeonatos do Wahtsapp de Futsal que contou com a participação de 97 equipes e o Campeonato do Wahtsapp de Futebol Suiço que teve a participação de mais de 170 times.
No Futebol profissional o Toledo Esporte Clube contratou para ser o seu técnico em 2018 o ex-jogador Paulo Baier. O ex-atleta é um dos maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, tendo passagens por clubes como, Atlético-PR; Palmeiras; Goiás; Sport Recife; Criciúma entre outros. Essa será a primeira experiência de Paulo Baier como treinador.
Para o ano de 2018 Toledo deverá receber novamente vários eventos esportivos de grande relevância. O principal deles será a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná, que se trata de um dos eventos esportivos mais importantes do Estado do Paraná.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Esporte'

Futsal de Marechal conquista prata nos Jogos da Juventude

Toledo recebe o Campeonato Paranaense de Handebol

Futebol de Marechal Rondon conquista prata nos Jogos da Juventude

Quatro Pontes é campeão do futebol de campo nos JOJUPs

Torneio Municipal de Tênis será em agosto 

Toledano é convocado para seleção paranaense

Investimentos no Bicicross, trazem à Toledo nova etapa do Paranaense

São José Futsal perde para o Toledo na Série Ouro

São José Futsal enfrenta Toledo pela Série Ouro

Revelação do Motocross leva Toledo a mais uma etapa do Paranaense

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)