AgroGazeta

Excesso de chuva no PR dificulta controle da ferrugem da soja

| 03/01/2018 - 20:15

José Eduardo Sismeiro, vice-presidente da Aprosoja PR, falou sobre a situação da soja no estado do Paraná, que passa por problemas em função do excesso de chuvas - foram 20 dias de chuvas seguidos -, uma vez que os produtores não conseguem adentrar os campos para realizar o manejo adequado.
Com isso, a maior preocupação se dá em torno da ferrugem, já que as lavouras estão desprotegidas há um bom tempo. A expectativa é de que, agora, o estado tenha dias sem chuva que irão permitir com que os produtores trabalhem. A recomendação de Sismeiro é que esses dias sejam aproveitados para realizar o controle necessário.
A safra já começou com 20 a 25 dias de atraso, com variedades plantadas que teriam melhor produtividade se colocadas no solo no período correto. O Departamento de Economia Rural (Deral) do estado estima uma safra de 19 milhões de toneladas, mas o vice-presidente aposta que esse número pode cair para 17 milhões de toneladas, embora ainda não seja possível apurar o potencial de perdas.
O Paraná deve começar a colher em 20 de fevereiro. Desde o atraso do plantio da soja, o milho safrinha já está comprometido e os produtores, agora, não sabem nem quando irão conseguir plantá-lo.
A comercialização da soja, por sua vez, está atrasada: diante do atraso no plantio, os produtores ficaram com medo de fazer compromissos. Agora, eles devem segurar diante de qualquer oferta abaixo de R$70.
Em relação à ferrugem, a Aprosoja também conversa com a Bolívia e o Paraguai para que estes países repensem a soja safrinha. A curto prazo, Sismeiro aconselha aplicar os produtos mais eficazes possíveis na parte curativa.
Fonte: Notícias Agrícolas
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

Diferença entre preço do suíno vivo e do frango é a menor em 11 anos

Sojicultor paranaense colhe 96,81 sacas/ha e bate recorde

Sobra e queda na demanda vão segurar preço do milho

Estudo aponta utilidade da casca de soja

Plantel de pintainhas crescem em 2018

Aberta consulta sobre normas para carcaças bovinas e suínas

Colheita de milho safrinha no Paraná atinge 6%

Soja brasileira cai pressionada por Chicago e Dólar

Primeiro semestre fechou com grande queda na exportação de frango

Embarques de frango têm desempenho fraco em 2018

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)