Cidade

Retrospectiva: Secretaria de Segurança e Trânsito fecha balanço de 2017

| 03/01/2018 - 20:15

Retrospectiva: Secretaria de Segurança e Trânsito fecha balanço de 2017

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) de Toledo teve um ano de muita dedicação em 2017. Cuidar e planejar as ações do trânsito, realizar a segurança dos parques, prédios públicos e das pessoas, organizar o transporte coletivo, além de promover ações educativas com diversas faixas etárias estão entre algumas atribuições da pasta.
Em 2017 foi dado continuidade das obras da nova sede da Guarda Municipal no Parque Frei Alceu, paralisadas desde 2015, quando a empresa vencedora da licitação abandou as obras. Esse é um dos principais destaques do ano. A previsão de término é para março deste ano.
Entre as aquisições realizadas durante o ano, estão o Módulo Móvel e quatro veículos para os departamentos de segurança e trânsito. Ao todo, os investimentos para essas ações foram de aproximadamente R$ 430 mil.
Entre as ações administrativas a manutenção e administração dos recursos do Fundo Municipal de Trânsito e a efetivação de processos licitatórios para a aquisição de materiais, equipamentos e uniformes para atender as necessidades dos departamentos.
Transporte coletivo urbano
Em dezembro houve a entrega da reforma do Terminal Urbano Luiz Grando. A obra foi iniciada em junho do ano passado. Os investimentos na reforma do terminal somam cerca de R$ 375 mil. Foram feitas pinturas interna e externa, troca do piso, melhorias na parte elétrica e obras nos banheiros. Além disso, a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) realizou o recapeamento asfáltico e pintura das faixas.
Outra ação foi o início da integração temporal. Desde o mês de dezembro os passageiros que se deslocam de um bairro a outro da cidade podem desembarcar em um ponto central e, com uso do cartão eletrônico, embarcam em outro ônibus sem a necessidade de pagar outra passagem. Assim não precisam passar pelo terminal de ônibus e com isso diminuem o tempo do percurso. Os passageiros têm até 80 minutos para pegarem outro coletivo sem a necessidade de realizar o pagamento.
Outra novidade foi o georreferenciamento de todos os pontos de ônibus do transporte coletivo urbano. Segundo o Secretário de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão, o trabalho foi desenvolvido por servidores da SMST com apoio da empresa de ônibus Sorriso. “Com isso conseguimos identificar facilmente onde estão todos os pontos de ônibus e quais são os tipos de cada um deles. É uma ferramenta que dá uma condição administrativa de visualizar melhor no mapa a fim de trazer melhorias para o sistema. O georreferenciamento nos ajuda a planejar a mudança de rotas oportunizando uma visão melhor de cada uma das linhas”, explicou Crespão.
Até novembro foram instalados 24 pontos de ônibus pela Secretaria de Segurança e Trânsito.
Segurança
No quesito segurança a Guarda Municipal realizou a manutenção do sistema de videomonitoramento, além de manter o monitoramento constante dos prédios públicos através do sistema de alarmes. Os números da segurança pública ainda não foram finalizados, mas até novembro a GM atendeu 3245 disparos de alarmes. Foram quase dois mil atendimentos da Patrulha Maria da Penha. Foram praticamente três mil e quinhentas atividades da Ronda Escolar. Foram 19 veículos furtados apreendidos. Entre arrombamentos, depredações ou vandalismo, 22 foram atendidos pela Guarda.
Trânsito
A manutenção das atividades dos departamentos de Educação, Fiscalização e Engenharia de Trânsito também foram fundamentais. Houve a ampliação do programa Educa Trânsito e das campanhas educativas. Ao todo, 227 palestras em escolas. Por meio de um convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR), acadêmicos do 5º ano de Engenharia desenvolveram um projeto de escola de trânsito a ser instalada no Parque Urbano Frei Alceu. Em 2017 teve ainda a criação da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito.
Em relação a Engenharia de Trânsito, foram instalados quatro semáforos nas vias do município. Além da manutenção da sinalização horizontal e vertical das ruas da cidade de Toledo e dos distritos. Os agentes de trânsito atenderam 171 casos de acidentes não envolvendo vítimas e outros 88 casos com vítimas de janeiro a novembro de 2017.
Estar
Ano passado também aconteceu a reestruturação do sistema de estacionamento regulamentado, com a alteração da Lei e retirada da tolerância de 15 minutos, passando a tolerância de 15 minutos a ser posterior a utilização do cartão.
Foram credenciados 23 pontos comerciais para a venda e regularização de cartões do EstaR. Tivemos a criação de 31 vagas de curta duração, 15 minutos com pisca alerta ligado na área central. Também foram criadas 14 vagas de curta duração, 30 minutos com pisca alerta ligado, na rua Raimundo Leonardi, em frente a prefeitura e implantação do EstaR no entorno do paço municipal a partir do dia primeiro de fevereiro.
A novidade foi o desenvolvimento de aplicativo de celular para o EstaR, que passará a funcionar a partir deste ano.
Defesa Civil
No sistema consta o registro de 85 atendimentos de ocorrências da Defesa Civil no último ano. Isso acontece quando existe risco a vida, sendo visitas a imóveis que apresentam danos, solicitação de interdição de imóveis, desobstrução de via pública quando tem queda de árvores e isolamento de áreas de alagamento.

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Inscrições para Taça Mauro Maiorki encerram na segunda

Idosos de Toledo são vítimas de golpe

CERTI antecipa homenagem ao Dia dos Avós

Núcleo de Agropecuárias e Pet Shops entrega doações à Afocato

Parceria oferece cursos de informática nos Centros da Juventude

Técnica da GR de Toledo está na Coreia do Norte

Central de materiais volumosos tem grande movimento

Toledo é destaque em Campeonato de Handebol em Cadeira de Rodas

Entidades assistenciais recebem recursos da “Campanha Legal”

Núcleo de Gastronomia organiza curso de Manipulação de Alimentos

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)