Variedades e Gente

Para quem gosta de natureza: 5 chapadas para conhecer no Brasil

| 09/02/2018 - 20:00

CHAPADA DOS GUIMARÃES (MATO GROSSO)

Recheados com cachoeiras, cânions e paisagens impressionantes, esses lugares são perfeitos para admirar a natureza!.
Uma das qualidades do Brasil é a quantidade de destinos incríveis para todos os tipos de viajantes: desde aqueles que preferem praias paradisíacas a até aqueles que não dispensam paisagens naturais. Para quem não perde a chance de conhecer um lugar novo e se conectar com a natureza, uma boa dica de viagem é explorar as Chapadas do Brasil.
Algumas são mais conhecidas que outras, mas todas revelam cenários maravilhosos e muitos atrativos.
CHAPADA DIAMANTINA (BAHIA)
Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia: no coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações para todos os gostos, que se espalham por vilarejos que tiveram seu apogeu no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes.
Perfeita para fugir do roteiro de praias famosas do Nordeste, a viagem permite que o turista explore um dos ecossistemas mais incríveis de todo o mundo. Localizado a cerca de 5 horas de carro de Salvador, a Chapada ocupa um imenso território, abrangendo várias cidades menores, sendo Lençóis e Vale do Capão as principais.
CHAPADA DOS VEADEIROS (GOIÁS)
Sem dúvidas, em algum momento da vida você já se deparou com fotos da Chapada dos Veadeiros e se encantou. Sim, esse é o poder que o atrativo turístico, localizado em Goiás, tem: afinal, com tanta beleza e uma energia única, é impossível não ficar apaixonado.
Além do visual incrível, a Chapada também oferece uma pegada esotérica, o que é um prato cheio para quem gosta de viagens nesse estilo, tendo em vista que, dentre suas belezas naturais, encontram-se dezenas de cachoeiras, muito verde e paredões rochosos.
Por se tratar de uma área bem extensa, abrigando diversas cidades menores, muitas vezes é necessário o uso de carros para chegar nos pontos turísticos - uma boa alternativa é combinar os passeios com agências de turismo das cidades, assim dá para curtir tudo sem preocupações.
CHAPADA DOS GUIMARÃES (MATO GROSSO)
A imponência natural da Chapada dos Guimarães fez com que, em 1989, fosse criado um parque nacional que leva seu nome. Por lá encontramos uma das maiores cachoeiras do Brasil e o cartão-postal da Chapada: a Cachoeira Véu da Noiva. Localizada a menos de uma hora de Cuiabá, o destino é o retiro perfeito para quem quer uma imersão na natureza sem precisar ir muito longe.
Com mais de 150 km de paredões de pedra, o cenário da Chapada dos Guimarães deixa qualquer um de boca aberta. Lá é que estão diversos mirantes onde os visitantes aproveitam as trilhas para tirar várias fotografias. Outro ponto forte do local é a infraestrutura: bem equipada e com ótimas opções de hospedagem.
CHAPADA DAS MESAS (MARANHÃO)
Para quem quer conhecer um lugar novo e de quebra descobrir um dos paraísos ‘escondidos’ no Brasil, a Chapada das Mesas, no Maranhão, é um prato cheio. Com muitas trilhas, muito verde, cachoeiras e piscinas naturais impressionantes, o local é uma daquelas surpresas agradáveis que todo mundo gosta de ter.
Assim como nas demais Chapadas, as distâncias entre os pontos turísticos são bem grandes. Por isso, a melhor coisa é ter um carro 4x4 ou reservar os passeios com uma agência de turismo. Dentre os grandes destaques estão o Poço Azul, a Cachoeira de Santa Bárbara e o Santuário da Pedra Caída.
CHAPADA DO ARARIPE (CEARÁ)
Localizada no sul do Ceará, mais precisamente na divisa entre Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe é uma reserva ecológica - ou seja, um destino de tirar o fôlego. Quem se aventura pela região se depara com enormes cânions, grutas, sítios arqueológicos e uma floresta nacional datada de 120 milhões de anos! Para deixar tudo ainda mais incrível, foram encontrados fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos na região!
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Variedades e Gente'

Cmei recebe a visita de Policias Militares

Navios portugueses e brasileiros fizeram mais de 9 mil viagens com escravos da África para o Brasil

Câmara da Mulher realizou Programa de Desenvolvimento de Líderes

Espetáculo mostra ritmos hispânicos em Toledo

Tarot Sistêmico X Tarot Convencional

Mais Destaques

Cultura

Capoeira: da marginalização à institucionalização

Esporte

Toledo recebe Paranaense de Vôlei de Praia

Geral

Censo 2020 terá informações específicas sobre quilombolas

Política

Brasil entra em contagem regressiva para a campanha mais incerta

AgroGazeta

Está mais fácil adquirir equipamentos pelo Trator Solidário

Economia

Empresários brasileiros buscam ampliar parcerias com o Paraguai

Gente X Poder

Invasão

Cidade

Toledo recebe o EnTenda de Economia

"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)