Cultura

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

Fernando Baldi Braga | 19/02/2018 - 20:26

Toledo se prepara para receber “II Ecofeira”

No ano passado foi realizada pela primeira vez em Toledo a “I Ecofeira”, evento de natureza educacional e ambiental, que estreou na cidade uma nova proposta que alia educação, conscientização e sensibilização. A realização do evento foi um sucesso, que permitirá sua continuidade em 2018, através da “II Ecofeira”. A segunda edição deve acontecer entre os dias 18 e 22 de junho, período assinalado no calendário como Mês Verde.
Junho foi instituído no calendário municipal como Mês Verde, devido às datas que celebra: em 05 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem. O Mês Verde foi implantado através de Lei Municipal, a partir da idealização da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Toledo, entidade vinculada à Fecomércio – Federação do Comércio do Paraná.
Nesse ano, o evento se desenvolverá ao longo de cinco dias, abrangendo os dias úteis da quarta semana de junho. Será um período maior do que foi a edição anterior e diferentemente de 2017, abrangerá os dias úteis, e não o final de semana. A alteração, segundo nos explica Maria Helena Recalcatti, que esta na organização da Feira, se dá em virtude do resultado da primeira edição, em que os organizadores receberam pedidos para que a iniciativa se estendesse, a fim de que as instituições de ensino pudessem ter tempo para organizar excursões e levar seus alunos para prestigiar. Esse pedido foi acolhido pela Ecomigo – Associação dos Amigos do Meio Ambiente – que é a entidade idealizadora e gestora do evento, e para a próxima edição já estão confirmados atrativos que promoverão maior interação da “Ecofeira” com os estudantes, em especial, das séries iniciais e do ensino médio, além de universitários, que poderão apresentar seus projetos, como, por exemplo, a confecção de uma composteira doméstica e o reaproveitamento da água das máquinas de lavar roupa.
Outro pedido atendido pela Ecomigo, é a itinerância da “Ecofeira”, que foi realizada no ano passado no pavilhão da Igreja São Cristóvão, na Vila Industrial, e nesse ano ocorrerá no Centro de Eventos Desiré Refosco, no bairro Walter Fontana, na região da “Grande Pioneiro”.
A “II Ecofeira” é uma proposta da Ecomigo, que busca parceria com o poder público, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Educação e de Cultura, para possibilitar à comunidade, o acesso ao conhecimento, ao despertar da sensibilidade e à prática para um agir consciente da responsabilização individual e/ou coletiva de produtores de lixo, que somos. Tendo por tema o “Consumo consciente, descarte inteligente”, ação propõe uma reflexão para que possamos entender a necessidade de reduzir, reaproveitar, reutilizar, reciclar e restaurar nossos “lixos”.
Diversas atividades irão compor os diferentes cenários planejados para abrigar múltiplas ações. Serão espaços que receberão as seguintes designações: Espaço do Saber, Espaço do Artesanato Sustentável, Espaço da Criança, Espaço do Aprender, Espaço Alimentação Saudável, Espaço Coleta Seletiva, Espaço Casa e Mercado das pulgas. Todos foram planejados para contemplar ações recreativas, instrutivas e de aprendizagem.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)