Artigos

Aspectos econômicos no universo feminino

| 08/03/2018 - 21:00

Quando o assunto é economia, é comum não se levar em conta fatores relacionados a gênero, no entanto a atuação das mulheres na sociedade desencadeia reações e consequências econômicas. Não obstante a sua atuação competente e cada vez mais presente em posições estratégicas seja em cargos públicos ou em empresas privadas, a mulher ainda centraliza, em grande parte da sociedade, tarefas relacionadas ao bem estar da família, que dentre outras coisas destacam-se os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos. A presença feminina também é destaque nas ações relacionadas a economia solidária, que ao longo dos anos vem se desenvolvendo e ampliando as áreas de atuação ao redor do mundo.
Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship apontou que 51,2% dos novos negócios em 2014 foram empreendidos por mulheres. Elas movimentaram cerca de 35 trilhões de dólares em 2016 e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são responsáveis pelo sustento de 40% dos lares brasileiros.
Diante do exposto, verifica-se que a contribuição feminina para a economia é incontestável e, por ser assim, é justo que elas absorvam o maior benefício possível desse cenário. A educação financeira apresenta-se como uma das alternativas, pois pode contribuir para melhorar a gestão e as decisões que envolvam recursos financeiros, para tanto, gradativamente deve-se buscar conhecimentos que elevem a assertividade das decisões de acumulação, poupança e investimento e auxiliem na construção de uma estratégia para a manutenção de bens e recursos que podem formar o patrimônio pessoal e familiar, garantindo qualidade de vida e tranquilidade para o momento atual e futuro.
Nesse quesito em particular, as mulheres possuem características que as colocam na frente dos homens, suas decisões são muito mais racionais, com bases mais consistentes, distribuem melhor o risco pulverizando seus investimentos em diversos ativos e setores, não desafiam o mercado, mas se beneficiam da tendência do mercado. Quando compram ações, tendem a escolher papeis com visão de longo prazo, fugindo da volatilidade presente no curto prazo.
Mesmo apresentando essa performance, a mulher brasileira representa apenas 27,9% dos investidores no tesouro direto e 25% da bolsa de valores, estes percentuais evidenciam que ainda há muito espaço para as mulheres ocuparem neste universo. Em tempos em que se discute o amado e odiado termo “empoderamento feminino”, nada pode contribuir mais para o tal empoderamento do que uma vida financeira estável, saudável e totalmente sob o seu controle.
Convido você a refletir sobre estas questões:
Você tem o domínio sobre as suas finanças? Têm planos claros e objetivos de curto, médio e longo prazo envolvendo seus recursos financeiros? Você já investiu no mercado financeiro alguma vez na vida? Entende minimamente quais sãos os ativos disponíveis para o seu perfil de investidora, suas regras, riscos e benefícios? Quem decide sobre quando, quanto e em que você vai aplicar seus recursos?
Nesta data tão especial, o dia Internacional da Mulher, faço a você um segundo convite: Tome as rédeas da sua vida financeira, busque referências em pessoas que possam servir de exemplo para a sua autonomia financeira, busque conhecimentos a respeito desse universo, estabeleça metas, revise suas metas e planos periodicamente.
Feliz dia Internacional da Mulher!
Wellington Abreu
Economista, Especilaista: em Consultoria econômoco financeira empresarial; Gestão Pública; e Educação e formação empreededora. Foi professor e coordenador do Curso de Contabilidade na rede pública estadual, é supervisor financeiro e industrial e realiza atendimentos personalizados para pessoas físicas e jurídicas como Coach Financeiro.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Artigos'

A Copa do Mundo, eleições e o vira-latismo de Nelson Rodrigues

Aposentadoria da pessoa com deficiência: vantagens e requisitos

O vulcão social

Cooperativas de crédito dão lições ao mercado

A Copa política e o Patriotismo

O Reino de Deus é dom oferecido a todos

Essa tal felicidade

Esculhambação geral

Um mundo de oportunidades ainda longe

Estamos matando o nosso futuro

Mais Destaques

Gente X Poder

Se despediu

Cidade

PDT e MDB, de Toledo unem forças para as próximas eleições.

AgroGazeta

Governo eleva previsão de VBP em 2018

Estado

Porto de Paranaguá tem recorde de granéis sólidos

Economia

De 2015 para 2016, a indústria perdeu 400,8 mil pessoas ocupadas

Política

Notícias falsas podem colocar eleições em risco

Cultura

Prêmio Literário 2018

Esporte

GR de Toledo viaja para competição

"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)