Regional

Líderes de TIC se reúnem para discutir fomento ao setor no Estado

| 13/03/2018 - 20:40

Líderes de TIC se reúnem para discutir fomento ao setor no Estado

Os líderes de Arranjos Produtivos Locais (APLs), de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Paraná), se encontraram na manhã desta terça-feira (13), em reunião ordinária da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR). Dentre os assuntos em destaque estiveram a interação, divulgação, envolvimento entre as entidades públicas e privadas, organização de demandas, obtenção de dados, internacionalização e realização do Encontro Estadual da Rede de Apls, que ocorrerá em Cascavel dia 13 de abril.
O oeste do Paraná esteve representado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), por intermédio do secretário executivo, Marcelo Weçolovis e pelo vogal da diretoria Edilson José Martins.
Na abertura da reunião os líderes foram estimulados a compartilhares e difundirem informações que sejam inerentes ao setor de TIC. O presidente da Assespro, Adriano Krzyuy, os associados precisam interagir e replicar as informações para haver maior envolvimento dos empresários do Estado.
O mercado
Conforme o coordenador estadual do Setor de TI do Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), Emerson Cechin, a tecnologia da informação está no centro das ações de transformação e inovação e isso é importante ter em mente. “Precisamos ter claro qual é o nosso posicionamento no mercado e junto aos líderes”, ressalta.
Suporte
Para fortalecer todo o setor é importante que haja a inter-relação com os demais setores, inclusive com o Poder Público. Para tanto, um workshop está agendado para 26 de março. Serão três temas: A importância da atuação das entidades sobre o processo de construção de políticas públicas; principais temas de discussão no Congresso Nacional para o setor de TIC; principais ações da Assespro no Congresso Nacional.
Bússola
Outro quesito, com apresentação do pesquisador do Observatório da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Eduardo Bettoni, foi o projeto Bússola da Inovação, uma ferramenta que, a partir de pesquisas traça um diagnóstico do status da inovação na indústria paranaense.
Concorrência externa
A internacionalização também foi tema de pauta. Adriano Krzyuy ressalta que, o importante é os empresários estarem cientes que, a internacionalização não aborda apenas a exportação, mas, também a competividade interna, para evitar perder mercado para empresas de fora do país.
Neste quesito foi argumentado quanto ao trabalho da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), é uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS). A proposta é que os APLs tenham agentes Softex para o suporte a busca e desenvolvimento do setor.
Encontro Estadual
Dentre os próximos eventos, está o 29° Encontro da Rede APL de TIC do Paraná, agendado para 13 de abril, das 8h às 18h, no Sebrae de Cascavel. Líderes e empresários de todo os Estado estão convidados, tendo em vista o alinhamento de assuntos voltados especificamente ao setor de TI.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Regional'

Sicredi repassa doação à APAE de M. C. Rondon

Apicultores do Oeste devem cuidar de apiários no frio

Bens inservíveis da prefeitura de Marechal Rondon serão leiloados

Investigações de postagens no Facebook, em Cap. Leônidas Marques

Rondonenses recebem equipamentos de saúde

“União faz a vida” desenvolve leitura e horticultura em Maripá

Agricultores recebem equipamentos em Maripá

Ex-vereador de Foz é condenado por panfletagem indevida

Empreendedores do Oeste podem participar de processo de incubação de empresas

MP propõe julgamento de Vereadora de Foz do Iguaçu

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)