Cultura

TUCCA valoriza e evidencia o teatro no oeste paranaense

| 26/03/2018 - 06:37

TUCCA valoriza e evidencia o teatro no oeste paranaense

Um acontecimento chamou a atenção de artistas e de fazedores e consumidores de cultura que há tempos idealizam e promovem as linguagens artísticas no oeste paranaense. Realizado durante os dias 22 e 23, no Campus da Unioeste de Cascavel, o Manifesto Árvorere marcou o início das atividades do TUCCA em 2018. O grupo de artistas fez duas apresentações que marcaram a passagem de seus 20 anos de existência, com o manifesto cênico que mostrou ao público um trabalho diferente do teatro convencional. Quem compareceu nas noites de quinta e de sexta-feira da última semana em um dos mini-auditórios da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Cascavel, pôde contemplar (e refletir sobre) o teatro experimental, que utiliza uma linguagem inabitual nos palcos da região.
A proposta do TUCCA – Teatro da Unioeste Campus Cascavel - é justamente apresentar sua identidade, com a linguagem e a composição que o difere do teatro clássico. O diretor teatral Neuri Luis Mossmann nos conta que “o Manifesto tem a cara do TUCCA. É a necessidade de fazer e valorizar a arte, saindo do teatro convencional para uma linguagem mais experimental”.
“Árvorere é um apanhado de textos que durante a oficina foram escritos utilizando-se de personagens com vontade de dizer qualquer loucura. A sensação de liberdade foi o grande tema”, prossegue o diretor lembrando-nos que os trabalhos fazem parte de um projeto de extensão universitária que começou com oficinas de teatro e culminou com as apresentações que atraíram artistas, alunos e professores da Universidade. Cada exibição durou aproximadamente 40 minutos, com apresentações coletivas e individuais, com muito movimento corporal e projeções de imagens.
A ideia de Manifesto pode ser identificada pela impressão registrada por quem esteve no palco. Conversando com o elenco do espetáculo, vimos que Árvorere é “um conjunto de cenas e movimentos que dão corpo a um verdadeiro manifesto, provocando a reflexão da platéia para os mais diversos temas que retratam nossa sociedade atual, marcada por devastações ambientais, injustiças, delírios, excessos e cólera. Mas também há beleza, alegria e delicadeza. É um manifesto feito com amor e compromisso com a arte em sua dimensão mais livre e espontânea. É um manifesto, sobretudo para a liberdade”.
Resposta do público
De acordo com o diretor Neuri, “o que impressionou a platéia foi ver novamente o TUCCA se apresentando. Afinal, são 20 anos de trabalho e pessoas envolvidas com teatro, formando platéia e sempre reivindicando os cursos de Artes na Unioeste”. Sabemos que há anos a comunidade acadêmica, refletindo os anseios da sociedade, vem construindo um movimento que reivindica para o oeste do Paraná a implantação de Cursos de Artes na universidade pública que atende a região. Houveram no passado sinalizações do governo para a criação destes cursos, que poderiam contemplar a Unioeste. Entre as propostas estavam a criação da graduação em Teatro e da graduação em Música, que não obtiveram êxito, apesar de contar com o apoio de parlamentares para que se concretizarem.
O interesse que as artes causam no público pode ser percebido pelas diversas manifestações artísticas celebradas em Cascavel, em Toledo e região. Um reflexo disso foi a receptividade do público com Árvorere. A plateia, de acordo com membros do elenco foi composta “por artistas locais que se fizeram presentes e membros da comunidade que trabalham com arte e lutam para que ela seja reconhecida como profissão e para que o artista seja devidamente valorizado. Tivemos uma platéia linda de quinta. Já na sexta, tinham mais estudantes, além dos professores do campus. Ou seja, nos dois dias tivemos uma platéia calorosa, que nos agradeceu muito”.
A resposta do público demonstra o quanto projetos de extensão como esse são importantes para a região e o quanto as pessoas estão abertas e receptivas para as artes. Pensando nisso, o coletivo TUCCA planeja expandir a área de atuação e levar o espetáculo para outros campi da Unioeste. A previsão é de que no mês de abril, provavelmente na primeira quinzena, o Manifesto Cênico Árvorere será apresentado no campus de Toledo. Também no mês de abril, estarão abertas inscrições para os interessados em participar de novas oficinas, período em que serão iniciadas leituras de textos para uma nova montagem. Para participar, basta que os novos integrantes procurem a Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste.
Além do diretor artístico Neuri Mossmann, estiveram envolvidos no projeto, fazendo parte do elenco ou fomentando-o enquanto projeto de extensão, José Paulo Tasca, Tayssa Camila Mazzeto, Andreia Colares, Tika Zillmer, Isabela Olsen, Guilherme Medeiros, Gabriel Rocha, Kadu Cardoso, William Machado, Nara Mattana, Lourdes Kaminski Alves, Adriane de Castro Martinez e Sandra Regina Belotto, além do Diretor Geral do Campus de Cascavel da Unioeste, Alexandre Almeida Webber.
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Sai o resultado final do segundo edital do Profice

Abertas as inscrições para a seleção do FERMOP

Atores e dançarinos de Toledo terão chance de se profissionalizarem

MON realiza homenagem a Carlos Eduardo Zimmermann

Exposição no Paraná resgata a história de Ryo Mizuno

Ação e comédia na Mostra de Teatro de Quatro Pontes

Prêmio Paraná de Literatura prorroga inscrições

Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro

Alunas da rede estadual vencem prêmio internacional de haicai

Socióloga comera 80 anos em evento sócio ambiental

Mais Destaques

Geral

Saiba quais são os sintomas do sarampo e como evitar

Economia

Governo publica decreto que antecipa parcela do 13º para aposentados

AgroGazeta

Colheita de milho safrinha no Paraná atinge 6%

Estado

DER fará leilão de 1.500 veículos apreendidos

Gente X Poder

Expo Toledo - Comitê

Cidade

Lançada edição 2018 dos Jogos da Melhor Idade

Política

Financiamento coletivo pode esbarrar na insatisfação das pessoas com a política

Esporte

Toledano é convocado para seleção paranaense

"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)