Gente X Poder

Toledo, 72 anos do seu desbravamento

| 26/03/2018 - 06:48

27 de março de 2018, dia do pioneiro, aqueles que aqui chegaram e abriram picadas, estradas, lavouras, riquezas e deram vida e nome a Toledo, aos que depois se somaram a essa pujante cidade que hoje completa 72 anos de desbravamento e 66 anos de emancipação da Comarca de Foz do Iguaçu. Assista um pedaço da história nesse link: https://www.facebook.com/GazetaToledo/videos/974512349367824/
Perda de pioneiro
Faleceu nesta madrugada (segunda-feira) um dos pioneiros de Toledo, Santo Rossoni, que contava com 90 anos e atuava como cabeleireiro na Rua Santos Dumont até dias atrás. Santo Rossoni era pai do Glacyr, Gládis e do saudoso Aldanir Ângelo Rossoni. Uma pessoa honesta e de respeito, que merece as nossas homenagens.
Outdoor ilegal
Para quem realmente é honesto, não infringe as Leis, pode começar respeitando as normas que regulamentam as eleições. É proibido fazer campanha antecipada ou pedir votos antes do prazo que está definido pelo TSE em 16 de agosto de 2018. Logo, tem gente que está infringindo as leis, tanto os seus “eleitores e apoiadores” quanto o deputado. Em vários estados o MP já mandou retirar as propagandas tidas com antecipadas. (link: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,mp-eleitoral-pede-retirada-de-outdoors-com-suposta-propaganda-eleitoral-de-bolsonaro,70002211256.amp) Com a palavra nossos juízes e MP eleitorais da Comarca de Toledo.
Outdoor ilegal I
O Art. 2º diz: “A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto do ano da eleição (Lei nº 9.504/1997, art. 36). § 1º Ao postulante a candidatura a cargo eletivo, é permitida a realização, durante as prévias e na quinzena anterior à escolha em convenção, de propaganda intrapartidária com vistas à indicação de seu nome, inclusive mediante a afixação de faixas e cartazes em locais próximos ao da convenção, com mensagem aos convencionais vedados o uso de rádio, de televisão e de outdoor (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 1º).”
Outdoor ilegal I
2 § 3º- “Não serão permitidos quaisquer tipos de propaganda política paga no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 2º). § 4º A violação do disposto neste artigo sujeitará o responsável pela divulgação da propaganda e o beneficiário, quando comprovado o seu prévio conhecimento, à multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) ou equivalente ao custo da propaganda, se este for maior (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 3º). Art. 3º Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet (Lei nº 9.504/1997.
Balcão de negócios
Desde a “oficialização da chamada “janela pré-eleitoral” é que começou o grande “ balcão de negócios” na busca e compra de congressistas em que não se pode afirmar quem será candidato nessas próximas eleições. Até o dia 30 de março, próxima sexta feira entre 60 e 90 deputados federais negociam trocar de partido com vistas às eleições de outubro. O troca-troca, contudo, não envolve o recebimento direto de recursos ou o aumento do tempo de propaganda em rádio e TV. Os valores do fundo partidário (888 milhões de reais) e do fundo eleitoral (1,71 bilhão de reais) tomam como base a composição do Congresso Nacional no ano de 2017.
Balcão de negócios I
E o tempo de propaganda leva em conta o resultado eleitoral de 2014. De qualquer forma, o que deve alterar é o comando dos diretórios regionais, os palanques para candidatos do Executivo e a venda de apoios em eventuais segundos turnos (tanto para concorrentes à presidência quanto aos governos estaduais). Em Toledo ainda não temos confirmação de trocas, mas, ainda há grandes possibilidades de Beto Lunitti mudar de partido. Ademir Bier, já pulou fora do MDB e deve assinar no PSD.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Gente X Poder'

Guardas Municipais em Brasília

Eleições no Progressistas

Médicos sem especialidade atendendo no Ciscopar?

Progressistas tensos?

A revolta dos “togados”

CPI do lixo

Liberação de recursos do estado

Minirreforma?

Troca-troca e demissão avista?

Quem será o vice-prefeito?

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)