Cidade

Agenda Internacional da Indústria apresenta 98 ações para ampliar inserção do Brasil no comércio ex

| 28/03/2018 - 20:20

Confederação Nacional da Indústria (CNI) propõe medidas de modernização de política comercial e apresenta serviços para fortalecer a presença internacional do país.
Negociação de acordos, facilitação e desburocratização do comércio exterior, defesa comercial e apoio às empresas no processo de internacionalização serão os principais focos de atuação internacional da indústria neste ano. Detalhadas em 98 ações prioritárias, medidas compõem a Agenda Internacional da Indústria 2018, lançada nesta terça-feira (27), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A agenda é dividida em dois eixos: influência sobre política comercial e serviços de apoio à internacionalização, cada uma com nove temas. A seleção de prioridades é resultado de ampla consulta a federações, associações, sindicatos patronais, além de empresas de todos os portes. Os resultados da pesquisa Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras, de 2016, também orientaram a escolha de ações prioritárias.
“Uma maior e melhor integração à economia mundial é parte essencial da estratégia para que o Brasil se torne um país mais produtivo, competitivo e desenvolvido. Assim, mesmo em um ano eleitoral, como 2018, não pode servir de justificativa para se deixar de avançar no aperfeiçoamento da política comercial brasileira”, afirma o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.
A CNI defende avanços em cada um dos eixos prioritários. Em política comercial, a Confederação destaca a importância de concluir o acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia e ampliar o acordo entre o Brasil e o México. Ao mesmo tempo, com a costura de novas parcerias comerciais, o Brasil precisa fortalecer seu sistema de defesa comercial, como meio de combater práticas desleais.
Além disso, para a indústria é preciso implementar medidas de facilitação e desburocratização, como o Portal Único de Comércio Exterior, e aperfeiçoar outros, a exemplo do programa brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA). O atraso e a burocracia alfandegários tem um custo equivalente a um imposto de 15% na exportação e 14% na importação brasileira.
APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO - O eixo de serviços de apoio à internacionalização é igualmente relevante, uma vez que a amplicação e qualificação da inserção do Brasil no comércio global requer preparação por parte das empresas nacionais. Entre as recomendações da Agenda Internacional da Indústria, está a consolidação de serviços que apoiem as empresas em seus planos de internacionalização. Um dos exemplos é o Rota Global, programa da CNI financiados com recursos da iniciativa europeia AL-Invest, que está capacitando 450 empresas não exportadores para buscarem oportunidades fora do país.
Outra prioridade é aprimorar a utilização do carnê de admissão temporária - o ATA Carnet. O documento simplifica e desburocratiza o processo de exportação ou importação temporária de bens e permite que produtos circulem por 77 países sem a incidência de impostos de importação. Apesar disso é pouco utilizado pelas empresas e enfrenta desafios operacionais nas aduanas.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

novo site

Livro resgata visão de futuro e trajetória de Willy Barth.

O Brasil recicla menos de 15% dos resíduos industriais e domésticos, orgânicos e não orgânicos.

Construção da sede da APAC em Toledo esta acelerada

Nota de esclarecimento sobre ajuizamento de ação civil pública pelo ministério público em razão da o

NOTA PÚBLICA EM REFERÊNCIA A PROPOSITURA DE AÇÃO CÍVIL POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO MINISTÉRIO

DR. Sandres Sponholz fala sobre o pedido de improbidade do ex-prefeito Beto Lunitti e do atual Lúcio

Edital N° 01/2019

Município de Toledo assina TAC para criação de Coordenação de Defesa e Proteção Animal

Bazar aquece as vendas para o dia das mães em Toledo

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)