AgroGazeta

Plataformas monitoram redução de gases de efeito estufa

| 29/03/2018 - 20:35

Plataformas monitoram redução de gases de efeito estufa

O Brasil é o país que mais reduziu a emissão de gases que provocam o efeito estufa no planeta, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde 2010, com o lançamento do Plano ABC, aumentou o número de propriedades rurais que adotaram soluções tecnológicas como a recuperação de pastagens degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Sistema Plantio Direto, Fixação Biológica de Nitrogênio, plantio de florestas, tratamento de dejetos animais e adaptação da produção agrícola às mudanças do clima.
Com a Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária - Plataforma ABC, lançada na quarta-feira (28), será possível coletar, identificar e quantificar a contribuição dos produtores rurais para a consolidação de uma agricultura de baixo carbono no País. Ela é resultado de um arranjo institucional entre o Mapa e a Embrapa que permitiu a estruturação de laboratórios, seleção de uma equipe qualificada de cientistas para realizar a coleta e análise dos dados e a construção e governança da Plataforma.
O Plano ABC (Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura) é uma política pública que orienta produtores rurais na adoção de tecnologias de mitigação e de ações de adaptação da agricultura às mudanças climáticas.
“A plataforma vai coletar dados e informações levantadas em todo o Brasil, pela Embrapa e instituições parceiras, como universidades. Dados e informações que irão convergir para a plataforma para serem analisados a fim de que o Brasil possa prestar contas e orientar o futuro da agricultura de baixo carbono do nosso país”, destacou o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes.Ao referir-se a prestação de contas, o presidente lembrou acordos internacionais assinados pelo Brasil, como a 15ª Conferência das Partes (COP 15), realizada em 2009, em Copenhague. Naquela ocasião o governo brasileiro instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e oficializou o compromisso voluntário de redução das emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% até 2020. Depois, em 2015, em Paris, na COP 21, aceitou o ambicioso compromisso no âmbito das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, em inglês) de reduzir as emissões na ordem de 37% até 2015 e 43% até 2030.
Maurício explica que as metas e métricas já estão definidas. Sabe-se, por exemplo, quantos milhões de hectares precisam ter sistemas integrados. O próximo passo se dá com a Plataforma ABC, que será o de acompanhar e monitorar os objetivos que o Brasil abraçou. “Ela habilita o Brasil a mostrar dados, cientificamente substanciados, de que a política pública está gerando resultados concretos”, destacou.“As políticas públicas estão sendo propostas tanto pelo Congresso Nacional quanto por acordos que o Brasil vem assumindo. A plataforma dará a transparência necessária para demonstrar que estamos fazendo a nossa parte e também a garantia efetiva que as coisas estão acontecendo de fato”, enfatizou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.
Para o coordenador da Plataforma ABC pela Empresa, o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Celso Manzatto, “trata-se de um desafio de larga escala pelas dimensões continentais do País, pela diversidade dos biomas e de sistemas produtivos. Para cada sistema, precisamos saber sobre adoção de tecnologias e quanto representa de sequestro de carbono - ou seja quanto a nossa agricultura está ajudando a descarbonizar o planeta e evitar as consequências das mudanças climáticas”.Fonte: Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG) Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

China autoriza importação de gordura de porco do Brasil

Começa mais uma campanha de vacinação contra aftosa

Novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva é publicado

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)