Estado

Sai a primeira pesquisa IBOPE no Paraná

| 09/04/2018 - 20:40

Sai a primeira pesquisa IBOPE no Paraná

O IBOPE Inteligência, a pedido da Rádio CBN Cascavel, realizou uma pesquisa de intenção de voto para a próxima eleição estadual no Paraná. As entrevistas foram realizadas entre os dias 03 e 05 de abril e neste momento – em que as candidaturas não estão oficialmente definidas – os cenários testados consideram possíveis nomes para a disputa. Ratinho Junior (PSD) e Osmar Dias (PDT) estão empatados tecnicamente, com 34% e 28% das intenções de voto respectivamente, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais. Em outro patamar aparecem a atual Governadora Cida Borghetti (PP) com 5% e Dr. Rosinha (PT) com 3%. No atual levantamento, os eleitores paranaenses que declaram votar em branco ou nulo somam 24% e outros 6% não sabem ou não respondem.
Na pergunta espontânea, quando não há a apresentação do disco contendo o nome dos possíveis candidatos, 64% dos eleitores não sabem ou não respondem à pergunta e outros 19% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Ratinho Junior é citado por 4% dos eleitores, enquanto Álvaro Dias (Podemos), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) aparecem com 3% das menções espontâneas cada um. Osmar Dias é lembrado por 2% dos paranaenses e os demais possíveis candidatos têm 2% ou menos das citações.
Foi investigado também o grau de conhecimento para cada um dos possíveis candidatos. Osmar Dias e Ratinho Junior são os mais conhecidos, sendo que, 57% dos entrevistados declaram que conhecem bem ou mais ou menos o primeiro e 53% fazem tal declaração em relação ao segundo. Por outro lado, Dr. Rosinha é o mais desconhecido, uma vez que 63% declaram que não o conhecem. Praticamente dois quintos (39%) dos entrevistados afirmam que não conhecem Cida Borghetti, enquanto 33% a conhecem só de ouvir falar.
O IBOPE Inteligência perguntou em quais dos possíveis candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Dr. Rosinha é o mais citado (53%), seguido por Cida Borghetti (40%). Cerca de um quinto não votaria de jeito nenhum em Ratinho Junior (22%) e Osmar Dias (21%). Aqueles que preferem não responder correspondem a 10% da amostra e 6% declaram espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um nome.
Na simulação de segundo turno com os nomes de Ratinho Junior e Osmar Dias, o pedetista e o pessedista aparecem tecnicamente empatados. Considerando o embate desses com os outros possíveis candidatos, ambos aparecem com vantagem em relação aos demais.
O IBOPE inteligência também perguntou a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas do Paraná. A área da Saúde aparece em primeiro lugar, com 62% de citações, seguida pela Segurança Pública (42%), Educação (32%) e Geração de Empregos (29%). Estes percentuais correspondem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.
Fonte: cbncascavel.com.br
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Tecpar oferece certificação de conservação de biodiversidade a empresas

Governo confirma a promoção de 1.400 praças da Polícia Militar

IAP e Ibama divulgam novo sistema de autorizações florestais

TCE determina a extinção de cargos comissionados ilegais na Unioeste

Paraná restringe uso de carros oficiais e telefones celulares

Plataforma digital é aprimorada no Paraná

Seminários sobre gestão nas escolas reúnem 2.500 servidores

Fórum Paranaense de Turismo Religioso discute expansão do setor

Projeto do MPPR incentiva população de Luiziana a plantar “cortina verde”

Paraná discute criação de comitês para moradores de rua

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)