Gente X Poder

O sumiço dos meus “urubus” e o IML

| 26/04/2018 - 06:45

Fiquei preocupado porque desde domingo passado meus urubus não estavam sobrevoando sobre os 3 poderes, muito menos me passando as informações sempre exclusivas. Depois que recebi uma ligação de moradores que dividem muros com o IML, solicitando a presença da Gazeta para conferir a catinga lá existente, os encontrei sentados nas dependências do Instituto, detectando algo de podre no “ar”. Eles contaram-me que lá havia 7 corpos de indigentes exalando cheiro forte e fétido, em decorrência de um problema pontual: a velha e ultrapassada geladeira estragou e a assistência técnica, prestada por uma empresa de Maringá, ainda está para acontecer.
O sumiço dos meus “urubus” e o IML I
Estive pessoalmente no IML e fui recepcionado pelo seu diretor, Edvaldo Torres, que recebeu-me no lado de fora do prédio. Evidentemente o odor era insuportável e o diretor relatou que assumiu a administração com 13 corpos no local. Hoje estão nas geladeiras 7 corpos de “indigentes”, não autorizados a serem sepultados, uma vez que a legislação não permite a atual direção tomar decisões sobre a administração anterior. De acordo com Torres, está prevista a visita dos técnicos de Maringá. Veja matéria completa nesse link:
Algo estranho
Apesar de demonstrar estar tranqüilo em suas explanações, o diretor superintendente da EMDUR, Rodrigo Bortolotto Salles, deu a entender que estão jogando os erros para alguém e que sempre sobram para as hierarquias inferiores (espero que não seja para os funcionários). Vamos aguardar!
TCE do Paraná convoca sociedade a fiscalizar gasto público
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Durval Amaral, convocou todos para se integrar ao processo de fiscalização dos gastos públicos. “É o cidadão quem está vendo o serviço ser prestado, a obra ser executada”, afirmou. “O controle é muito mais efetivo quando feito pela sociedade do que a partir da análise contábil de um documento, porque o poder público arrecada muito, gasta muito, mas gasta mal”, acrescentou.
TCE do Paraná convoca sociedade a fiscalizar gasto público I
O conselheiro também apresentou as mudanças implementadas na estrutura do TCE-PR, que passa a atuar de forma mais preventiva, em tempo real, priorizando a fiscalização in loco, que neste ano será executada em 100 municípios. “Não estamos abandonando nossas funções institucionais, mas passando a atuar de forma mais direta junto ao gestor público, buscando alcançar em menor espaço de tempo resultados práticos para o cidadão”, destacou Durval.
TCE do Paraná convoca sociedade a fiscalizar gasto público II
O presidente do TCE-PR também enfatizou o trabalho de cruzamento de informações da gestão pública a partir de vários bancos de dados, a análise preventiva das licitações de obras e a utilização de laboratório para verificar a qualidade de obras de pavimentação como foram feito recentemente em Londrina, na pavimentação do Arco Leste. O coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Mauro Munhoz, detalhou o trabalho que vem sendo realizado pelos técnicos do Tribunal, no Plano Anual de Fiscalização (PAF), com auditorias em áreas como saúde, educação, meio ambiente, administrativa e outras.
TCE do Paraná convoca sociedade a fiscalizar gasto público III
Em Jandaia do Sul, foram encontrados na prefeitura cargos em comissão não destinados a chefia, direção ou assessoramento; em Mandaguari, deficiência na divulgação de horários de atendimento e dos servidores disponíveis em postos de saúde; em Astorga, ausência de monitoramento na arrecadação do Imposto sobre Serviços; em Primeiro de Maio, falhas no sistema de coleta seletiva de lixo; e em Alvorada do Sul, ausência de participação do Conselho do Fundeb na elaboração do orçamento da área de educação.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Gente X Poder'

Tita x Tita

Xenofobia na Unioeste?

Governo quer desapropriar 24 mil hectares produtivos dos agricultores de Guaira e Terra Roxa

Natal deserto e sem luz?

Demissões atingem o assessor de Governo Carlos Alberto Piacentti

Inquérito “especialidades”

Ressaca eleitoral

Sem habite-se?

Contêineres das irregularidades

10 maneiras de você não jogar seu voto no lixo

Mais Destaques
"Ultrapassamos 16 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)