Cultura

Livro relata história política de Toledo

| 26/04/2014 - 00:00

Livro relata história política de Toledo

A história de Toledo a partir das gestões municipais, principais acontecimentos da política na cidade e também informações sobre os principais acontecimentos gerais no Brasil e no mundo integram o livro “Vitoriosos – O poder do voto”, de Vitor Beal, que será lançado nesta segunda-feira, 28, às 18h, na Câmara Municipal de Toledo.
O livro reúne informações de envolvidos na política toledana, gestões públicas municipais, legislaturas, número de votos dos candidatos eleitos, entre outros dados sobre a política toledana. Segundo Vitor Beal, as informações foram colhidas na Câmara Municipal de Toledo, na Prefeitura, do Museu Histórico Willy Barth e ainda das suas lembranças. “Eu acompanho a política em Toledo desde que cheguei na cidade, em 1952. Nessa época tinha 9 anos, não votava, mas acompanhei as votações e a posse desde o primeiro prefeito da cidade”, diz.
Antes de escrever o livro, Vitor Beal realizou uma pesquisa com os idosos que passavam pela rua. Ele fez perguntas sobre a política toledana, prefeitos e vereadores. Das 40 pessoas que conversou a maioria não soube responder. “Eu acompanhei toda a política e não sabia. Fiz a pesquisa simplesmente para comprovar isto e, então, decidi começar a pesquisar e colocar as informações no papel”, comenta.
As respostas das enquetes estão no livro. Segundo Vitor Beal, Toledo teve 16 gestões e 15 legislaturas municipais. “Uma gestão a mais, pois quando Willy Barth faleceu, ele tinha quinze meses de mandato, e foi preciso realizar uma nova eleição”, diz. “Também perguntei se havia vice-prefeito na primeira posse do prefeito e ninguém soube responder”, diz. O primeiro vice-prefeito foi empossado em 1962, após o falecimento de Willy Barth. “Quase ninguém sabe sobre política. São informações importantes, e por isso acredito que o livro tem um grande valor”, diz.
Vitor Beal demorou um ano e meio para reunir todas as informações e passá-las para o papel. “A minha meta é atingir os jovens e as novas gerações com este livro, para que eles conheçam a história, e também para os estudantes que tenham uma obra literária disponível para pesquisa”, diz. “É uma vertente muito boa da história de Toledo, tudo sobre os vereadores e prefeitos está no livro”, complementa.
Para o escritor, não poderia ter local mais propício para o lançamento do livro do que a Câmara de Vereadores, em função do tema proposto. “O livro tem tudo a ver com este espaço”, frisa, informando que os interessados poderão adquirir o livro no local, onde haverá sessão de autógrafos, e posteriormente nas livrarias locais.
Próximos livros
Mal tirou do prelo o seu último livro, Beal informa que está trabalhando em outros dois, “Conquistas”, que conta histórias hilariantes e conquistas dos pioneiros, e “Filhos da Coragem” sobre a pós-colonização a partir dos filhos dos pioneiros.
Beal é técnico em contabilidade, agricultor e trabalha em uma agência de publicidade junto com o filho. “Por ter chegado com 9 anos em Toledo e acompanhado toda a história, eu criei gosto por ela e pela cidade”, comenta. Beal é autor de “Tempo de Heróis”,publicado em 2009, sobre a colonização de Toledo, e segundo livro, e “Um Coração Valente”, de 2012, sobre Toledo e padre Antônio Patuí, importante personagem na colonização toledana.
“Eu escrevo por gosto, pois lucro não tem. São poucos exemplares e muitos gastos para fazê-los. Escrevo apenas para que a história seja lembrada e esteja à disposição de quem precisar”, diz. “Bem ou mal escrito, vai estar escrito e a informação estará ali”, comenta.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)