Regional

Educadores ambientais de 29 municípios debatem ações na região Oeste

| 14/05/2018 - 20:50

Reunião com educadores ambientais aconteceu em Santa Helena, na última semana (Foto: Assessoria de C

Educadores ambientais dos 29 municípios da Bacia do Paraná-3 (BP-3), se reuniram na última sexta-feira (11) em Santa Helena para a segunda reunião de alinhamento para ações regionais. A finalização do convênio com a Itaipu e os procedimentos para nova pactuação, com ampliação das ações para 54 municípios, também estão na pauta abordada na reunião.
Dentre os assuntos, em destaque esteve o andamento das atividades do projeto Saúde Integrativa, oficinas de educação ambiental nas microbacias, avaliação da Ação Integrada do Dia Mundial da Água, participação no Fórum Mundial do Dia da Água, definição de ação para a Semana do Meio Ambiente, além de serem definidas outras agendas e encaminhamentos.
O organograma, simplificado, é composto pela organização conjunta a nível regional, compreendendo os municípios da BP3, e, este conjunto congrega os coletivos municipais, segundo a gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Leila Alberton.
Diversas ações são desenvolvidas nos municípios com vistas à conscientização a respeito da preservação, manutenção e recuperação das condições ambientais. Além de estudantes e jovens, diferentes públicos são impactados com o trabalho, conforme o coordenador do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.
A validação dos processos construídos de forma participativa esteve em pauta. O convênio será encerrado em junho e, por tal motivo a necessidade de análise e avaliação do trabalho.
A inovação do atual convênio centrou-se nas questões de cultura, com valorização do patrimônio histórico com resgate de projetos e fomento a ações socioambientais.
Um dos itens é o projeto Saúde Integrativa, que terá a finalização em Santa Helena no dia 22 de maio. O foco é a salutogênese, que destaca, diretamente o estilo de vida na busca pela manutenção da saúde, segundo Mauri Schneider.
O programa de educação ambiental deve continuar nos 29 municípios da BP-3 como forma de manutenção e ampliação das ações e atividades.
Fonte: Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Regional'

Chega à metade Gincana Jovens Lindeiros Ligados à Vida

Municípios do Oeste têm potencial para fruticultura

Prefeito anuncia primeiras substituições na Administração Municipal de Santa Helena

Fraudes em concursos anulam licitação em Assis

Sicredi repassa doação à APAE de M. C. Rondon

Apicultores do Oeste devem cuidar de apiários no frio

Bens inservíveis da prefeitura de Marechal Rondon serão leiloados

Investigações de postagens no Facebook, em Cap. Leônidas Marques

Rondonenses recebem equipamentos de saúde

“União faz a vida” desenvolve leitura e horticultura em Maripá

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)