Cidade

Projeto prevê prestação de contas semestral da Emdur à Câmara

| 15/05/2018 - 20:00

Projeto prevê prestação de contas semestral da Emdur à Câmara

Deu entrada na Câmara de Toledo na última segunda-feira (14), o Projeto de Lei nº 69, que “institui a apresentação semestral de relatórios da execução orçamentária e de gestão fiscal pela Emdur - Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo”. A proposta é subscrita por 11 vereadores e estabelece um sistema de prestação de contas periódico da empresa ao Poder Legislativo. Após ser lida na sessão, dando entrada na Câmara, a proposição foi despachada pelo presidente Renato Reimann às Comissões Permanentes. Também deram entrada os projetos nº 70, que “altera a legislação que dispõe sobre a organização do Sistema Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (SMPDC), 71, que desafeta e autoriza a venda de bens imóveis de propriedade do Município de Toledo ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), representado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e 72, que autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo 2018, todos do Poder Executivo.
Segundo a proposição, a apresentação semestral de relatórios da execução orçamentária e de gestão fiscal pela Emdur será realizada “em audiência pública perante a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Toledo”.
A justificativa da proposição lembra as finalidades previstas na criação da Emdur, instituída pelo Decreto n° 114, de 11 de dezembro de 1984, quando foi estabelecido que o início das suas atividades ocorreria em 1° de janeiro de 1985. A missão prevista é “executar programas e obras de desenvolvimento nas áreas urbana e rural do município visando à melhoria da condição de vida da população toledana”. Segundo a justificativa, o propósito “em nosso entendimento, vem sendo plenamente atingida, pelo volumoso trabalho de obras realizadas e/ou em andamento em Toledo”. A proposta porém visa observar o “princípio de transparência no serviço público, ancorado no caput do artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece o princípio da publicidade, que ensejou a Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, a chamada nova lei da transparência, que regula o acesso a informações”, segundo a justificativa.
O PL 69 foi encaminhado à CLR - Comissão de Legislação e Redação, CFO - Comissão de Finanças e Orçamento e CTA - Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos. Em cada comissão o presidente deverá designar relator para dar parecer a respeito, podendo ainda o relator solicitar outras providências para melhor embasar seu posicionamento. Posteriormente a apreciação segue ao Plenário, onde os vereadores farão a apreciação final.
Reunião extraordinária da CFO
No último dia 25 de abril, às 9h, a Câmara realizou uma reunião extraordinária da CFO-Comissão de Finanças e Orçamento para tratar da situação financeira da Emdur. Os vereadores convidaram o superintendente da Emdur, Rodrigo Bortolotto Sales, o qual durante mais de 2 horas expôs números da empresa e respondeu questionamentos dos vereadores sobre as mudanças realizadas na empresa no ano passado e seus efeitos sobre ações como a implantação de asfalto rural e outras e o desempenho financeiro da empresa municipal.
Fonte: Paulo Torres
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Comitiva de Jataí (GO) visita Toledo 

SerToledo faz visitas à base

Jogos Abertos de Toledo

Toledo realiza Circuito Regional de Natação

Vila Nova recebe campo de grama sintética

Guarda Municipal contribui com projeto inovador

Encontro de RHs vai reunir gestores e empresários em Toledo

Unimed Costa Oeste realiza curso de Cipa

Paranaense de Mountain Bike agitou Toledo

“Expressões da alma” expõe telas de pacientes do CAPS

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)