Cidade

Programa recupera nascentes em Toledo

| 15/05/2018 - 00:00

Programa recupera nascentes em Toledo

Mais de 40 nascentes já foram recuperadas desde que os trabalhos foram iniciados
O Programa Municipal de Recuperação de Nascentes está realizando ações em várias localidades do município, principalmente nas regiões dos distritos. A equipe que realiza os trabalhos de recuperação e preservação está disponível e está selecionando novas nascentes para realizar a intervenção.
A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Lilian Cardoso, diz que o projeto teve início há uns dois anos e meio. “Inicialmente fizemos algumas recuperações por meio de um convênio com a Itaipu e, em seguida, após verificarmos a importância desse trabalho para o município criamos um programa próprio e solicitamos recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente”, conta.
Nesse período foram recuperadas mais de 40 nascentes em propriedades rurais e urbanas do município. Lilian explica que o processo de recuperação é gradativo e consiste na limpeza e proteção do olho da mina para evitar contaminação e perda do fluxo de água. Também é realizada a proteção do solo do entorno para aumentar a infiltração das águas das chuvas e evitar o assoreamento, além de diminuir que a incidência de outros resíduos escoam para dentro da nascente.
Análise
“Nós sempre fazemos uma coleta de água antes da recuperação para verificar se há ou não contaminação fecal. Após a recuperação da nascente é feita outra coleta para testar a eficiência do procedimento e tomar medidas adequadas, caso ainda haja contaminação”.
Manutenção
O cuidado do solo é feito por meio de doação de mudas e orientação técnica da Secretaria do Meio Ambiente e de empresa contratada para esse fim.
Onde recuperar
Não é possível estimar a quantidade de nascentes existentes na região. Mas o alerta segue principalmente para aquelas propriedades onde a forma de captação da água da nascente é feito por métodos antigos. Os mais comuns eram feitos construindo caixas de tijolos e cimento ou até mesmo com a colocação de caixas de amianto na nascente.
“Apesar de aparentar preservação, esses métodos proporcionam a contaminação por meio da vegetação (raízes) e pela entrada de animais e outros vetores, já que o isolamento não é garantido. Temos muitas nascentes no município, mas só recuperamos aquelas que estão degradadas, ou que já tiveram alguma ação negativa, ou que são utilizadas para consumo humano ou animal”, explica.
Técnica
A recuperação da mina é feita com a técnica de solo-cimento (Modelo da Emater), onde a captação é feita diretamente do solo ou da rocha, sem precisar de reservatório.
Meta
Até o término do mês de junho, o Programa Municipal de Recuperação de Nascentes pretende cadastrar e recuperar mais 30 nascentes em Toledo. O custo do serviço é todo do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Basta ligar no 156, passar o nome, endereço e número de contato, que um técnico fará a visita no local. “Essa é uma oportunidade para melhorar a qualidade e a quantidade da água que é consumida”, alerta a Bióloga. A Secretaria seguirá a ordem de inscrição para atendimento dos serviços.
Serviços oferecidos:
Doação de mudas nativas; Análise da qualidade da água da fonte antes e depois da intervenção; Recuperação da nascente com técnica solo cimento, disponilizando saídas de canos para captação, desinfecção e volume excedente (ladrão); Pedras, quando necessário para drenos; Orientações técnicas.
Fonte: Secom Toledo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Comitiva de Jataí (GO) visita Toledo 

SerToledo faz visitas à base

Jogos Abertos de Toledo

Toledo realiza Circuito Regional de Natação

Vila Nova recebe campo de grama sintética

Guarda Municipal contribui com projeto inovador

Encontro de RHs vai reunir gestores e empresários em Toledo

Unimed Costa Oeste realiza curso de Cipa

Paranaense de Mountain Bike agitou Toledo

“Expressões da alma” expõe telas de pacientes do CAPS

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)