Geral

Temperatura cai muito no Brasil a partir do sábado

| 16/05/2018 - 20:00

Temperatura cai muito no Brasil a partir do sábado

O frio do outono está atrasado, mas chega com bastante força sobre a América do Sul no neste fim de semana com uma grande e forte massa de ar polar. A previsão é de que esta massa polar se divida em dois centros e um deles se desloque para o norte da Argentina.
É esta trajetória especial que vai fazer com que o ar frio chegue com mais força ao Brasil e se espalhe por mais áreas pelo interior do país. O centro do ar frio (região mais forte) vai passar sobre a Região Sul e sobre parte da Região Sudeste entre os dias 21 e 23 de maio fazendo a temperatura cair muito.
Esta massa forte massa de ar de origem polar vai fazer grande parte do Brasil esfriar muito e também vai reduzir a disponibilidade de umidade no ar, o que vai afastar a chuva por vários dias. Mas tudo isto é normal para esta época do ano.
Frio abaixo de zero
Com o ar polar chegando ao Brasil de forma continental, sem se misturar com a umidade do mar, o poder de resfriamento será maior. A queda da temperatura no centro-sul do país a partir do dia 19 de maio será a mais intensa e duradoura de 2018, até agora. É frio para fazer a temperatura ficar abaixo de zero na Região Sul, para ocasionar geada nos estados do Sul, incluindo a Grande Curitiba, mas também não se pode descartar uma possibilidade de gear no sul de Mato Grosso do Sul, no sul de São Paulo e na Serra da Mantiqueira.
Recordes de frio nas capitais
A massa polar que vem por aí deve ocasionar recorde de frio generalizados sobre o Brasil. Entre os dias 19 e 23 de maio, a passagem desta massa de ar de origem polar deve estabelecer novos recordes de frio para todas as capitais da Região Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, além de Porto Velho e de Rio Branco.
A madrugada do sábado, 19 de maio, já será muito fria e com possibilidade de recordes de menor temperatura do ano nas capitais Porto Alegre do Sul, em Campo Grande Grande e em Cuiabá. Mas as madrugadas do domingo, da segunda-feira e da terça-feira serão geladas no Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, e muito frias nas demais áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. De forma fraca, o vento frio de origem polar poderá chegar até em áreas do Pará, do Tocantins e do oeste da Bahia.
Os recordes de frio nas capitais poderão ser batidos mais de uma vez durante a passagem desta massa de ar polar. Veja os recordes atuais das capitais que devem sentir a influência desta forte massa de ar polar. As temperaturas foram medidas em geral nas estações meteorológicas convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia. Para Vitória, Campo Grande e Porto Velho, o próprio INMET considera as medições de estações automáticas.
Porto Alegre (RS): 12,7°C
Florianópolis (SC): 15,2°C
Curitiba (PR): 11,8°C
Fonte: Climatempo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Geral'

Soja: Preços sobem nos portos e caem no interior

Plantio de soja chega a 95% da área no Paraná

Brasil vai priorizar comércio internacional na cúpula do G20

Grupo de trabalho discutirá venda direta de etanol

Conama estabelece novos limites para emissão de gases poluentes

Equipe de Bolsonaro analisa três modelos de reforma tributária

Trabalhadores que usarão 13º para presentes de Natal chegam a 23%

Auditores defendem repactuar cálculo do endividamento dos estados

Paulo Guedes confirma que novo governo terá Secretaria de Privatizações

Caso Odebrecht encurrala procurador-geral na Colômbia

Mais Destaques
"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)