Cidade

Acit discute estratégias para municípios

| 11/06/2018 - 17:45

Seminário ocorreu na PUC de Toledo (Foto: Acit)

Cerca de 200 participantes reuniram-se em Toledo na última sexta-feira (8) no 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico Local, no campus da PUCPR. O propósito foi mobilizar as lideranças de Toledo e região e ampliar o debate sobre o planejamento estratégico dos conselhos municipais do desenvolvimento econômico para que se tornem ferramentas de crescimento nos municípios.
Entre os convidados estava o ex-prefeito de Maringá e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano do Estado, Silvio Barros. Ele abordou sobre a visão e a estratégia estadual com os conselhos municipais de desenvolvimento econômico. Entre outros assuntos, relatou a experiência do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem), criado há mais de 20 anos, e que promoveu grandes transformações no perfil do município.
Silvio Barros destaca que a experiência do Codem, de Maringá, mostra que o planejamento cabe à sociedade civil organizada. “Cabe às entidades que são legítimas representantes da comunidade, discutir, debater e analisar o caminho futuro para que o poder público possa tomar decisões que não venham a sequestrar o futuro das cidades. Ao contrário, é fundamental ser pró-ativos para que venham a construir uma solução melhor do que temos hoje.”
Em seu entendimento, o poder público de modo geral trabalha com um horizonte de quatro anos, fazendo aquilo que o prefeito se comprometeu com a população. Porém, as cidades têm vida muito mais longa e existem ações que precisam ser feitas as quais vão produzir frutos talvez com 10 ou 20 anos. Segundo o secretário, o planejamento de longo prazo não tem a ver com decisões que serão tomadas lá na frente, mas sim com as consequências das decisões tomadas hoje. “Se não pensarmos a longo prazo e trazer essas demandas para a realidade atual, seremos atropelados por um futuro que teoricamente é conhecido, mas não nos preparamos para enfrentá-lo.”
Mobilização
De acordo com o presidente do Comdet, Cezar Antônio Césaro, o evento superou a expectativa e chamou a atenção sobre a importância da criação e atuação dos conselhos de desenvolvimento nos municípios. “Foi um evento inédito para o Comdet, para Toledo. Não imaginávamos que alcançaria número tão expressivo de participantes e tivemos palestrantes e debatedores de alto gabarito compartilhando experiências. Creio que teremos muitos frutos na direção do desenvolvimento planejado e sustentável de nossas cidades”, frisa.
Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Marco Tadeu Barbosa, o evento em Toledo foi um marco importante e já se pensa em realizar encontros similares em outras regiões do Paraná. “Tivemos lideranças de várias regiões do estado e também do Mato Grosso do Sul, o que nos deixa motivados. Não é por acaso que acontece em Toledo, que é uma referência, com seus indicadores impressionantes. Precisamos sensibilizar a sociedade civil, os empresários para que participem dos conselhos de desenvolvimento, pois é impossível falar em crescimento se não houver o envolvimento da sociedade. Não basta cobrar o poder público, é preciso deixar de ser coadjuvante para ser protagonista desta história nos municípios”, frisa.
Debatedores
O evento teve três painéis, com a participação de João Ricardo Tonin, economista de Maringá, e Dimas Bragagnolo, da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu; Claudio Tedeschi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina; Gilmar Piolla, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Foz do Iguaçu; José Carlos Valêncio, do CODEM de Maringá, e Marcelo Zuin, do CODESC, de Cianorte.
Entre os participantes estiverem presentes prefeitos, ex-prefeitos, representantes de entidades como Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), integrantes dos conselho de desenvolvimento da região Oeste, Norte, Noroeste e Sudoeste do Paraná, entre outros.
O seminário foi organizado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit)e o Sebrae. O apoio é do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus de Toledo.
Fonte: Acit
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Praça das Bandeiras recebe academia nova

Reforma Trabalhista é tema de encontro

Toledo Esporte Clube apresenta projeto social para as categorias de base

Infraestrutura: avançam as obras do aeroporto municipal

Prefeitura fiscaliza publicidade indevida em pontos de ônibus

Catedral Cristo Rei realiza Festa Junina

MEI’s devem emitir Certificado Digital a partir de julho

PDT e MDB, de Toledo unem forças para as próximas eleições.

CERTI’s preparam Festas Juninas

Núcleo de Inovação conhece plataformas do MEC

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)