Regional

Agricultores recebem equipamentos em Maripá

| 12/06/2018 - 15:55

Agricultores recebem equipamentos em Maripá

Um novo convênio firmado entre o Município de Maripá e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (SEAB) está beneficiando cinco associações de agricultores com novos equipamentos. A ação faz parte do Programa de Gestão de Solo e Águas em Micro Bacias, que está atendendo os Lajeados Bem-Te-Vi e Arara. A assinatura do termo de doação dos equipamentos foi realizada na última segunda-feira (12), no Paço Municipal.
O convênio garantiu a compra de um distribuidor de adubo orgânico líquido com capacidade para seis mil litros, dois distribuidores de adubo sólido e calcário para oito mil quilos, um perfurador de solo e um reservatório de água de 30 mil litros. Foram contempladas as associações do Trevo, MR 101, Linha Arara, Bairro das Chácaras e Sanga da Sede. Os equipamentos foram definidos em conjunto, conforme a necessidade das associações e o enquadramento no convênio.
A Associação de Moradores e Agricultores da Sanga da Sede é composta por 28 famílias e optou por um distribuidor de adubo sólido e calcário. Segundo o presidente da associação, Valdino Ari Gabert, o equipamento irá diminuir os gastos dos produtores. “A maior parte dos associados utiliza o adubo orgânico nas suas propriedades e, até então, tínhamos que pagar pelo serviço de distribuição, que agora cada produtor poderá fazer por conta própria”, explica.
O investimento total para este convênio é de R$ 210 mil. “Em um município onde a economia é baseada no agronegócio, é essencial que as associações tenham apoio do poder público para seu desenvolvimento. O Governo do Estado tem sido um grande parceiro no repasse de recursos em diversas áreas, beneficiando toda a população maripaense”, destaca o prefeito Anderson Bento Maria.
O convênio prevê ainda a aquisição de 358 toneladas de calcário para atender cerca de 40 produtores, além de sistemas de tratamento de água (casa química) para atender seis redes de distribuição.
A solenidade contou com a presença do chefe do Núcleo Regional da SEAB em Toledo, Rudi Kuns, autoridades locais e representantes das associações.
SANEPAR – Na oportunidade, também foi assinado o termo de cessão de uso do Sistema de Abastecimento de Água para a Associação da Linha Harmonia, comunidade do distrito de Pérola Independente. O sistema foi viabilizado por meio de convênio com a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e a unidade já está em funcionamento. Representando a Sanepar, esteve presente o agente de suporte operacional de Maripá, Enéias Schwambach.
Fonte: Camila Angst (Ascom/Pref. de Maripá)
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Regional'

Novos veículos reforçam a saúde em Maripá

CONSEG rondonense é elevado a entidade de utilidade pública

Festa junina anima pacientes do Hospital Uopeccan

Sebrae aborda vendas a empresas do Oeste

Aluno de Mercedes é premiado na Campanha da Fraternidade

Puma morre atropelado no Parque das Cataratas

Rondonenses se destacaram no Paranaense de Bicicross

Chega à metade Gincana Jovens Lindeiros Ligados à Vida

Municípios do Oeste têm potencial para fruticultura

Prefeito anuncia primeiras substituições na Administração Municipal de Santa Helena

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)