Cultura

Livro retrata a história da arquitetura das escolas do Paraná

| 12/06/2018 - 17:00

O lançamento do livro da Arquiteta e Urbanista Elizabeth Amorim de Castro ocorreu no Museu Escola (F

Mais de 100 anos de história arquitetônica e um pouco da evolução dos prédios escolares do Estado. Este é o registro do livro “A arquitetura das escolas públicas do Paraná: 1853 a 1955”, da arquiteta e urbanista paranaense Elizabeth Amorim de Castro, lançado nesta terça-feira (12) no Museu da Escola Paranaense, em Curitiba.
São 246 prédios analisados em cerca de 300 páginas com apresentação das soluções espaciais e técnicas construtivas usadas em cada época. A obra foi escrita em uma linguagem acessível para todos os públicos.
“É um registro de como a escola evoluiu ao longo do tempo e como o espaço respondeu ao processo de construção do Estado, começando pelo Litoral, passando pela região de Curitiba e Lapa, indo para o Oeste”, explicou Elizabeth.
O livro é resultado de cinco anos de pesquisa para a tese de doutorado da autora, que é professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal o Paraná (UFPR). “A partir do momento em que estudamos a arquitetura das escolas contribuímos para o entendimento do processo educacional no Paraná. Como olhar esses edifícios escolares e buscar a preservação desses espaços”, disse.
O coordenador do Museu da Escola Paranaense, Cláudio Ogliari, destacou que a obra está relacionada aos projetos desenvolvidos pelo museu para resgatar e preservar a história e memória das escolas da rede estadual de ensino. “É um trabalho que vem ao encontro da proposta do museu de conhecer e resgatar a memória escolar por meio da arquitetura, retratando a evolução desses espaços ao longo dos anos e mostrando como e porque eram construídos daquela maneira”, disse Ogliari.
INCENTIVO – A publicação livro foi aprovada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Publicada retificação dos habilitados para Prêmio Arte Paraná

Novidade: autores e intérpretes terão direitos autorais recolhidos

Oficina de Escrita Criativa em Toledo

Prêmio Literário 2018

IPHAN abre concurso com vagas em todo país

Teatro de Paranavaí será reformado

O Festival de Música de Inverno – FESTIN

Estado forma novos agentes de leitura

Prêmio Jovem Negro de Literatura 2018

Paraná publica lista de habilitados no Prêmio Arte Paraná

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)