AgroGazeta

Frango, ovo, milho e inflação em junho de 2018

| 11/07/2018 - 15:45

Foto: Reprodução

A primeira vista, as condições excepcionais de mercado enfrentadas em junho (lacuna no abastecimento devido à greve dos caminhoneiros) geraram, na avicultura, incrementos de preço jamais observados no setor. Em um mês, por exemplo, aumento de 29,32% no preço pago pelo frango vivo; e de 27,67% pelo ovo.
A realidade, porém, é que - em condições normais de abastecimento - índices de variação até superiores já foram observados no setor. Um desempenho particularmente aplicável ao ovo que, em fevereiro de 2015, registrou variação de preço 55% superior em relação ao mês anterior.
A despeito, no entanto, das excepcionalidades do mês, o ovo não conseguiu alcançar os preços de um ano antes: encerrou o semestre com um valor médio mensal quase 8% menor que o de junho de 2017.
O frango vivo, por seu turno, alcançou no mês valor quase 23% superior ao de um ano antes. Notar, porém, que superou apenas a inflação acumulada em 12 meses, porquanto sua principal matéria-prima, o milho, registrou variação de preço quase 2,5 vezes superior. E, neste caso, a perda maior recaiu sobre o ovo. Comparativamente aos valores registrados por ocasião da implantação do real (meados de 1994), o ovo registra variação pouco superior a 300%, enquanto a do frango vivo não vai muito além dos 400%. Ou seja, ambos perdem para o milho que, em junho, registrou variação superior a 475%, e, sobretudo, para a inflação (aqui referenciada pelo IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas), cuja variação já ultrapassa os 585%.
Fonte: AviSite
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

Preço do milho sobe em novembro

Estrutura do Ministério da Agricultura será definida nesta semana

Entidades do setor produtivo manifestam apoio a nova ministra da Agricultura

Obra vai triplicar capacidade de exportação em Paranaguá

Conheça a futura ministra da Agricultura

Exportações de carne de frango mantém alta em outubro

Mulheres colocam a “mão na massa” no campo

Exportação de soja deve crescer 2,6%

Frango é o menos afetado na queda de preço das carnes

Bolsonaro não deve unir Agricultura e Meio Ambiente

Mais Destaques
"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)