Política

Mais de mil agentes públicos tem contas desaprovadas pelo TCE-PR

| 17/07/2018 - 16:15

Imagem ilustrativa

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Durval Amaral, formalizou na última segunda-feira (16 de julho) a entrega, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Luiz Taro Oyama, da lista de agentes públicos com contas julgadas irregulares pelo TCE-PR nos últimos oito anos. A consulta à relação pode ser feita clicando aqui.
Concluída no dia 10 de julho, a lista é composta por 1.652 registros, sob a responsabilidade de 1.083 agentes que tiveram contas desaprovadas pelo TCE-PR nesse período de oito anos e com trânsito em julgado da decisão - não cabendo mais recurso no âmbito administrativo.
A entrega da relação à Justiça Eleitoral atende as leis da Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990) e da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), a Lei Eleitoral (9.504/1997) e a Lei Estadual nº 10.959/1994. A medida contribuirá para a análise, pela Justiça Eleitoral, dos pedidos de registro de candidatos à eleição de outubro. O prazo para o registro das candidaturas é até 15 de agosto.
Ao entregar a lista - em meio físico e digital - ao presidente do TRE-PR, Durval enfatizou que a decisão sobre a validade ou não do registro de candidaturas é da Justiça Eleitoral. Ao Tribunal de Contas cabe apresentar a relação das pessoas que se enquadram nos requisitos legais. “A decisão pela irregularidade dessas contas foi tomada pelo Tribunal após o exercício do amplo direito de defesa dos interessados, inclusive com o esgotamento dos recursos previstos na nossa Lei Orgânica”, enfatizou Durval.
O presidente do TRE-PR afirmou que, para se tornar elegível, caberá aos candidatos comprovar que a irregularidade julgada pelo Tribunal de Contas é possível de saneamento ou não. Oyama também enfatizou que a divulgação da lista favorece o controle social. “São informações importantes para que o cidadão possa escolher seus candidatos”, declarou.
Possível retirada
Não integram a lista os prefeitos dos municípios paranaenses em relação às suas prestações de contas anuais. O motivo é que o Tribunal não julga essas contas, cabendo-lhe a emissão de Parecer Prévio - recomendando a aprovação ou a desaprovação. É atribuição legal das câmaras municipais o julgamento das contas do chefe do Poder Executivo, com base no parecer técnico do TCE-PR.
Após a entrega da lista à Justiça Eleitoral, é possível a retirada de nomes, por decisão do próprio TCE-PR ou do Poder Judiciário. A relação foi elaborada pela Coordenadoria de Monitoramento e Execuções (CMEX), com dados do Cadastro de Contas Irregulares (Cadirreg), um registro permanente das decisões colegiadas do Tribunal de Contas.
Fonte: Diretoria de Comunicação /TCE-PR
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Política'

Investimentos das cidades brasileiras chegam ao pior nível dos últimos 12 anos

MPPR e União de Vereadores do Paraná assinam termo de transparência na gestão pública

Em Davos, Bolsonaro diz que vai buscar investimentos para Brasil

Ministros de Bolsonaro visitam Paraná

Segurança pública se faz com presença física e tecnologia, diz Ratinho Jr

Projeto facilita venda de antibióticos em locais sem serviço público de saúde

Compromisso é tornar o Paraná referência em educação, afirma governador

Investigação de ex-assessor de Flávio Bolsonaro é suspensa por STF

Bolsonaro diz a Macri que confia na modernização do Mercosul

Orçamento de 2019 vira lei

Mais Destaques

Gente X Poder

Urubu virou pombinha?

AgroGazeta

Colheita de soja no Brasil atinge 5,4% da área, estima agência

Geral

Após meses de espera, Amazon.com inicia vendas diretas no Brasil com 11 categorias de produtos

Artigos

OPINIÃO: Privatizar não é a melhor solução

Economia

Banco do Brasil é considerado o mais sustentável do mundo

Variedades e Gente

Sisu abre inscrições para mais de 235 mil vagas

Cultura

Jogos eletrônicos brasileiros conquistam o mercado internacional

Estado

Saúde traça plano de combate à febre amarela

"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)