Cultura

E o Grêmio Haicai Sakura veio à luz!

| 25/07/2018 - 16:25

No último dia 19, em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, e em tempo de floração da cerejeira do Japão emnosso país, foi hasteada mais uma bandeira cultural em Toledo: o Grêmio Haicai Sakura.
O evento de fundação e instalação ocorreu nas dependências do Centro Cultural Oscar Silva econtou com a presença da secretária da Cultura Magda Ritter, da coordenadora do Grêmio Lucrecia Welter Ribeiro, além do Sr.Masayoshi Takemori, José Garcia de Souza,Ana Welter, Marlene Marques, Marli Bombardelli, Anna Mariko Shimizu Takano, Kuniko Maeda e Luciane Regina do Prado.
Segundo a coordenadora,Lucrecia Welter Ribeiro, a fundação do Grêmio Haicai Sakura lhe era um sonho desde que idealizara o lançamento dobem sucedido Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori (hoje em segunda edição), promovido pela Academia de Letras de Toledo – ALT, entidade que Lucrecia preside desde março de 2017.
Diz ela que os grêmios do gênero, em geral,promovem o estudo do haicai, no intuito de aclimatar ao Brasil essa modalidade poética de origem japonesa. Com o Grêmio Haicai Sakura não será diferente. As reuniões terão a dinâmica introduzida pelos imigrantes japoneses, no estudo e prática do haicai, baseadosnos ensinamentos dos grandes mestres,entre eles, océlebre haicaístaMatsuoBashô.Esclarece que o Grêmio, formado unicamente por pessoas apreciadoras do haicai, por ser um grupo anárquico, não comporta diretoria, estatuto, regimento interno e nem registro formal/legal,mas primará pela convivência fraterna e respeito à individualidade de cada integrante.
Mostrando-se satisfeita por mais essa oportunidade de divulgar o haicai, Lucrecia considera o Grêmio um novo campo de semeadura e celeiro da poesia -que tem suas raízes no outro lado do mundo. E repete seus dizeres da noite de lançamento do concurso literário:“é um desperdício não navegar pelas águas poéticas que o haicai nos oferece”.
Ressalta que, ao dar os primeiros passos na implantação desse novo projeto, contou com o apoio e incentivo da coordenadora do Grêmio Haicai Ipê da capital paulista, Teruko Oda, (sobrinha do grande Mestre Masuda Goga, falecido em 2008), além do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais de Irati, Grêmio Haicai Águas de Março do Rio de Janeiro, Grêmio Haicai Sabiá de Magé – RJ, Grêmio Caminho das Águas de Santos-SP e da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, inclusive com doação de material para estudo e oficinas de haicai.Áudios das mensagens enviadas pelos grêmios, em especial para a ocasião, foram ouvidos no dia do evento.
Lucrecia lembra que a escolha do nome “Sakura” (flor da cerejeira)deve-se à admiração que tem pelo rosa ou branco que recobre de elegância e delicadeza os galhos sem folhas da cerejeira do Japão (árvore que tem em seu quintal). Diz a lenda que a princesa Konohana SakuyaHime caiu do céu, próximo ao monte Fuji, transformando-se na bela flor. Além do que,sakura é a flor-símbolo da efemeridade da vida; e o haicai,por sua vez, é fruto da observação de eventos e fenômenos transitórios da natureza, ponto de partida para se escrever as três linhas que o compõe.
Além de coordenadora do Grêmio Haicai Sakura, Lucrecia Welter é também presidente da Academia de Letras de Toledo - ALT, delegada em Toledo da UBT – União Brasileira de Trovadores e membro do Comitê Editorial da Philos - Revista da União Latina.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)