Cidade

Estudantes do Caic aprendem sobre trânsito na prática

| 09/08/2018 - 18:00

Educa Trânsito no CAIC (Foto: Ascom)

Três turmas de 4º ano do Caic tiveram aulas práticas de trânsito pelo projeto EducaTrânsito, da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Toledo
Unidade Móvel da Guarda Municipal na frente da escola, cones na rua, Guardas Municipais prontos para as orientações. Foi esse o cenário montado pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Toledo, por meio do Projeto EducaTrânsito, na Escola Municipal José Pedro Brum (CAIC) na manhã desta quinta-feira (09). Três turmas de 4º ano tiveram a segunda etapa de aulas do EducaTrânsito, dessa vez com atividades práticas.
A previsão é que, até o final do mês de agosto, o EducaTrânsito atenda aproximadamente 1540 alunos em 70 turmas da rede municipal de ensino. As orientações são realizadas sempre em duas etapas. Na primeira, é feita uma aula teórica em sala com as crianças, onde é abordado como devem se comportar na rua, como pedestres e como ciclistas.
Também é abordado o comportamento dentro do veículo, como os pais devem fazer o transporte adequado. Em quais casos usar o assento elevado, a cadeirinha, o correto uso do cinto. “Explicamos como usar o cinto, pois às vezes, a criança é transportada com o cinto pegando no pescoço, essa não é a forma correta. Explicamos sobre a sinalização, ensinamos as diferenças entre as placas obrigatórias e de advertência”, relatou o Guarda Municipal do EducaTrânsito, Nerisson Luis de Lima.
Segundo ele, é comum os professores relatarem a evolução e envolvimento dos alunos, principalmente ao “entregarem” os próprios pais, quando estes descumprem as normas de trânsito. “Nós falamos o que acontece quando há o descumprimento de regras, tanto em casa, na escola, ou no trânsito. As regras existem para nos proteger e essa é a filosofia que é passada para os estudantes”, frisa.
O GM disse que as crianças acabam cobrando os pais em casa. “Nossa proposta é que eles cresçam com a mentalidade correta. Que existem regras no trânsito para nossa própria proteção”, reforçou. “Hoje (09) viemos para passar tudo de forma prática. Trouxemos a unidade móvel para eles conhecerem e também para estreitar vínculos entre a GM e a comunidade”, salientou Nerisson.
Resultado prático
A professora de uma das turmas de quarto ano do Caic, Tailan Cristina Ferreira, elogiou o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e o quanto isso acrescenta na vivência dos alunos. “A gente pode ver a conscientização das crianças de forma bem clara. Eles comentam que chamam a atenção dos pais e colocam em prática no dia a dia todas as orientações passadas no projeto”, relata a professora.
Ela disse ainda que o trabalho prático é muito importante. “Eles ficam bem empolgados e é o que chama mais a atenção deles. Acredito que esse trabalho com a Guarda Municipal poderia ser estendida para todos os anos desde o pré-escolar”, aponta a professora Tailan.
As lições ensinadas de forma teórica foram cobradas de forma prática na atividade de hoje (09) pelos GMs. Na ocasião também são corrigidos os comportamentos e condutas das crianças no trânsito. O estudante Pedro Henrique Garcia Godini (08) acompanhou, junto com sua turma, os trabalhos do dia.
“Aprendi as novas regras, principalmente que não podemos atravessar a rua sem antes olhar para os dois lados e sempre fazer sinal quando vamos atravessar na faixa de pedestres. Meu pai é caminhoneiro, sempre estou atento e ele faz tudo certinho”, comentou o estudante.
Pedro Henrique também elogiou as atividades do EducaTrânsito. “Eu acho muito legal. É divertido aprender coisas novas desse jeito”, finalizou o estudante. No término da atividade ele e os colegas puderam conhecer a Unidade Móvel da Guarda Municipal.
Fonte: Ascom/Pref. de Toledo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Benfeitorias nos cemitérios podem ser realizadas até dia 28

Núcleo da Acit realiza manutenção preventiva em veículos

Programa de integração reuniu profissionais de educação de Toledo

Quadra do CJU recebe pintura

Comunidade Acadêmica se manifesta sobre incidente na Unioeste

Condomínio recém-inaugurado em Toledo é inundado pelas chuvas torrenciais

Apoiador de Bolsonaro sofre ameaças e agressões na Unioeste

UTFPR abre inscrições para Mestrado em Toledo

“Tensão Total” prende várias pessoas em Toledo por furto de energia

Operação Tensão Total: 5 pessoas são presas por furto de energia elétrica em Toledo

Mais Destaques
"Ultrapassamos 16 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)