Estado

Cães do Bope são certificados durante o 2º Seminário Cão Funcional

| 18/09/2018 - 17:35

Cães do BOPE do Paraná receberam certificação em Santa Catarina

Dois cães do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ganharam certificados do Conselho Brasileiro de Cão Funcional (CBCF), se destacando entre outras unidades policiais do Brasil pelo nível de excelência e capacitação dos militares estaduais e dos cães.
A premiação aconteceu durante o 2º Seminário Cão Funcional, entre os dias 13 e 16 de setembro, organizado pela Polícia Militar de Santa Catarina, em Xanxerê.
Segundo o comandante do Canil do Bope, capitão Gustavo Delledone Zancan, o pastor belga malinois, Diesel, de 6 anos, adestrado e conduzido pelo soldado Jorge Armando Colaço, teve nota máxima na categoria Cão Funcional nível 2 (sem utilização de guia). A modalidade analisa o nível de obediência, saltos, sociabilização e proteção.
Já o pastor belga malinois, Odin, de quatro anos, adestrado e conduzido pelo soldado Sandro Proença, ganhou o certificado da categoria Detecção nível 1. O Odin detecta narcóticos e armas de fogo, ainda segundo o batalhão, possui em seu histórico o atendimento a diversas ocorrências.
Ainda segundo o comandante, esse certificado é a comprovação da qualidade de adestramento e atributos do cão na prestação de serviço. “Além do cão, a certificaç;ão atesta, indiretamente, a qualidade do condutor, pois é feito todo um trabalho com o adestramento, cuidados veterinários, treinamentos. É um trabalho em conjunto do homem e do cão”, diz o capitão.
Segundo ele, as operações com cães são uma ferramenta de extrema importância dentro das polícias de todo o mundo. Em diversas modalidades de policiamento em que são aplicados, os cães auxiliam na detecção de substâncias, nas busca e resgate de pessoas ou em intervenções policiais como um instrumento de menor potencial ofensivo.
A CBCF é ligada à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e à Federation Cynologique Internationale (FCI), a maior organização cinófila do mundo. O evento foi organizado pelo cabo da Polícia Militar de Santa Catarina, Edemar da Silva, que foi o primeiro policial a certificar um cão em todas as modalidades do Conselho. O coordenador do Conselho Brasileiro do Cão Funcional, Janott Coelho, foi o árbitro do evento.
De acordo com o capitão, nos dois primeiros dias do evento houve aulas e instruções com o Janott Coelho e no terceiro e quarto dia os participantes passaram por avaliações e provas que consagraram os dois cães da Polícia Militar do Paraná.
Participaram do seminário também policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e do 27º Batalhão de Polícia Militar (27º BPM), da PM do Paraná, além de integrantes de outras forças de segurança dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e da Polícia Nacional do Uruguai.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Cida destaca importância dos jornais do interior

Porto de Paranaguá movimentou 48 milhões de toneladas em 2018

Governo do Paraná regulamenta lei anticorrupção

Ratinho pede apoio de Itaipu em projetos de integração da América Latina

Condenação de vereador

Gaeco – Operação Mustela atinge deputado de Marechal Cândido Rondon

BRDE firma cooperação com a Associação dos Municípios do Paraná

Tecpar desenvolve novo dispositivo para hemodiálise

Paraná investe R$ 463,5 milhões em obras de pavimentação

Mario Sergio Cortella é o mais novo Cidadão Benemérito do Paraná

Mais Destaques
"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)