Cultura

Circo da Alegria abre Mostra e Festival em ritmo de capoeira

| 25/09/2018 - 16:55

Cena do espetáculo “Rolê da Capoeira”, do Circo da Alegria (Foto: Eliane c. Torres)

Com músicas marcantes, movimentos de capoeira e de circo, um figurino bem elaborado e com cores vibrantes, o Circo da Alegria abriu na última segunda-feira, 24, no Teatro Municipal de Toledo, a XII Mostra de Circo Social e o V Festival Nacional de Circo em Toledo. O evento estende-se até sexta-feira, 28, com diversas atrações, incluindo oficinas, espetáculos abertos ao público, tanto na sede como no interior. Ao todo, 27 grupos, representantes de municípios das regiões Oeste e Sudoeste do estado, participam da Mostra. A maior parte dos grupos foi formada a partir de um trabalho iniciado no Circo da Alegria, há 26 anos.
A exibição dos projetos será a partir desta quarta-feira, 26, no Teatro Municipal, com sessões às 9h e às 14h. No picadeiro do Circo da Alegria será realizada uma atividade paralela, aproveitando a presença de artistas de outros estados que estão em Toledo, participando do festival e integrando a agenda de espetáculos. Às 9h será ministrada a oficina de tecido avançado, no picadeiro do Circo da Alegria, com Simone Santos, da Escola de Circo de Campo Mourão. Às 14h, também no picadeiro do Circo da Alegria, será realizado o ensaio para o Cabaré do Circo, evento que será realizado a partir das 20h, no mesmo local.
O Cabaré do Circo é uma tradição nos festivais e reúne os artistas que estão participando do evento, os quais apresentam os seus melhores números, compondo um belíssimo espetáculo, aproveitando a criatividade, o talento e a capacidade de improvisação dos artistas. É diversão garantida, tanto para o público, que pode prestigiar o que cada um tem de melhor, como para os artistas, que têm a oportunidade de interagir e trocar experiências com os colegas.
Rolê da Capoeira
O espetáculo Rolê da Capoeira reuniu crianças e adolescentes de diferentes idades que participam do projeto Circo da Alegria, na Escola Anita Garibaldi. A diretora do espetáculo, Paula Bombonatto, manifestou a sua satisfação em ver o trabalho concluído e agradeceu o empenho de todos, desde as crianças e adolescentes que não mediram esforços para dar o seu melhor, até demais colegas de trabalho, apoiadores, pais, ex-integrantes do projeto, que ao longo do trabalho vieram se somar, dando cada um a sua contribuição. “Foram várias pessoas que vieram se colocar à disposição e pedir se precisávamos de ajuda, porque quem já se envolveu com o circo uma vez, nunca mais se desliga”, disse.
O prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi, prestigiou a abertura do evento e ressaltou o compromisso da administração municipal de continuar investindo no Circo da Alegria e também no Festival e na Mostra, assegurando em orçamento os recursos necessários. Segundo ele, projetos como estes, que ajudam no desenvolvimento do ser humano, são fundamentais e precisam ser apoiados pelos gestores públicos.
Demais autoridades, representantes da escola e de projetos de circo, destacaram a importância do trabalho e a contribuição do Circo da Alegria no desenvolvimento das pessoas e também da cultura circense em Toledo e na região. Segundo ele, pelo potencial já apresentado, a Mostra e o Festival têm muito a crescer ainda e projetar a cidade e a atividade circense.
A XII Mostra de Circo Social de Toledo e o V Festival Nacional de Circo são uma realização do Circo da Alegria, Prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação, Escola Municipal Anita Garibaldi e Circo Ático, com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Esportes, Segurança e Trânsito (Guarda Municipal), Cozinha Social e Câmara de Vereadores de Toledo. Os ingressos para os espetáculos são todos gratuitos e devem ser retirados antecipadamente. A distribuição está sendo feita no Circo da Alegria, Casa da Cultura e Teatro Municipal.
Fonte: Eliane C. Torres
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)