Cultura

Bellotto lança livro “De Cotiporã-RS a Toledo-PR”

| 27/09/2018 - 16:20

Bellotto lança livro “De Cotiporã-RS a Toledo-PR”

No início do mês, todos os integrantes da família Pierozan de Toledo e Palotina estiveram reunidos na Associação dos Servidores Municipais de Toledo (Assermuto) para o lançamento do livro “De Cotiporã/RS a Toledo/PR”, de autoria do servidor público municipal, Luiz Claudio Bellotto. A obra conta a história da imigração italiana para a Região Sul do Brasil aos olhos da família Pierozan, seus avós maternos.
Bellotto também é autor do livro “Família Bellotto História e Genealogia”, da Editora Clube de Autores - São Paulo/SP, fruto de uma imersão nas raízes históricas da sua família. Trabalhos de toda uma vida recolhendo informações e documentos para contar a saga dessas duas famílias, Bellotto e Pierozan.
Ao resgatar a história de sua árvore genealógica, Luiz Claudio Bellotto, também acaba por contar parte de como foi a imigração italiana para o Brasil. Cotiporã/RS é a cidade natal do seu avô, Luiz Pierozan. Também é a cidade onde chegaram os primeiros integrantes da família Pierozan no Brasil, no ano de 1889. O livro retrata como foram os passos para que a família viesse se instalar em Toledo, em meados de 1950.
A obra é um convite para os estudiosos de história e também um incentivo para as famílias que ainda não registraram suas realizações e origens. Bellotto fará a doação de um exemplar para a Biblioteca Pública Municipal. Para aqueles que tiverem interesse em adquirir a obra, ela está disponível no site da editora www.clubedeautores.com.br.
“O primeiro livro durou cerca de 30 anos de estudos, já o De Cotiporã/RS a Toledo/PR contei com o apoio de vários primos e conseguimos contar essa história em um período mais curto. Quero que isso sirva de incentivo para minha neta Maria Victória e para as próximas gerações. Talvez eles possam dar sequência a esta obra e continuem contando a história de nossa família. Eu estou realizado em fazer a minha parte”, conta Bellotto.
Segundo ele, outro parente de sua mãe está fazendo uma pesquisa mais ampla e abordará a família italiana em todo o Brasil. Quanto à impressão, Bellotto também diz que as informações da internet podem “se perder nas nuvens”, já o livro impresso é acessível a muitos, principalmente os mais idosos, que podem manusear e ter acesso às informações.
Luiz Claudio Bellotto
Ele nasceu em Toledo em 1964. Filho de Aldemar Bellotto e Lourdes Eva Pierozan Bellotto. Cursou o primário no Instituto Imaculado Coração de Maria; o secundário no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco de Toledo, cursando Administração de Empresas. Formado em Ciências Econômicas pela Unioeste de Toledo (1986). Pós-graduado em Administração Rural pela Unioeste (1992), e pós-graduado em Controladoria e Finanças também pela Unioeste (1996). Formado em Língua Italiana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Centro de Cultura Italiana PR/SC (1994/1997). Atualmente é Coordenador de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (SHU).
Fonte: Secom/Pref. de Toledo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)