Gente X Poder

Ressaca eleitoral

| 11/10/2018 - 07:00

Ressaca eleitoral
Findada a corrida eleitoral no Paraná, estava eu sentado na varanda de casa, sabe quem aparece? Aquela ave repugnante mal cheirosa e, oh! ave sinistra e rei.... Claro que o assunto não poderia ser outro, política, mais especificamente a ressaca eleitoral que se abateu em Toledo, que precisa ser abordada por partes:
Ressaca eleitoral I
1º - É inegável que o todo poderoso PP de Toledo, mesmo elegendo parcialmente suas promessas, foi o grande derrotado desta eleição. Vamos explicar, não fiquem nervosos: A união da poderosa caneta da Casa Civil e a do deputado estadual (agora federal) não foi suficientemente forte para garantir a eleição do herdeiro do clã para a Assembleia Legislativa do Paraná. Os 28.858 votos conquistados pelo pupilo ficaram longe, mas muito longe do objetivo traçado pela cúpula do PP. Teve até mesmo gente da oposição em Toledo que perdeu a aposta do barril de chopp, pois acreditada que Natan faria fácil 25.000 votos apenas em Toledo e isso não ocorreu, para a felicidade de um amigo e tristeza de outro (amigo Mauri Ricardo Reffatti vai ter que pagar o chopp, mas essa já é outra história).
Ressaca eleitoral II
Minhas aves de estimação que falam o urubunês só comigo é claro, fizeram uma análise sobre a significativa diminuição dos votos do todo poderoso deputado estadual e agora federal. Ele mesmo eleito vai ter que baixar a crista de galo, pois o sinal da sociedade foi claro, essa postura arrogante e prepotente não cabe mais na política local e nacional e até familiar. Vejam que, até mesmo assessores e cabos eleitorais estão fartos das ofensas e da falta de educação e por consequência do respeito. De nada adianta fazer reunião pós-eleição querendo passar a culpa aos “apoiadores”, para que assumam os erros que são de sua responsabilidade, do grupo. Claro, isso se o inflado “ego” deixar.
Ressaca eleitoral III
2º - Beto Lunitti com muito esforço e sola de sapato não logrou êxito nas eleições a deputado estadual com seus poucos mais de 22.788 votos conquistados. Mas acredito se a campanha tivesse sido mais bem planejada e administrada, o resultado poderia ter sido melhor, faltou dinheiro, mas também faltou entusiasmo, tanto dos correligionários como dos parceiros políticos. Era visível a caminhada solitária de Beto Lunitti durante a campanha, foi flagrante o sumiço de algumas figuras importantes da base política do PMDB, PDT e PC do B em Toledo durante a campanha.
Ressaca eleitoral IV
3º - Já o vereador e candidato a deputado federal Ademar Dorfschimdt fez uma campanha digamos café com leite, até mesmo porque repetidamente foi à tribuna da Casa de Leis local expor o abismo financeiro entre as campanhas dos adversários do PP, PSL e outros, mas cabe lembrar que acordos, ainda da campanha de reeleição do Beto Lunitti, não foram cumpridos. Podem também ter prejudicado o candidato Ademar, entre elas, a licença dos vereadores de oposição para que os suplentes assumissem durante o período eleitoral, ficou na promessa tanto do MDB quanto do PDT.
Ressaca eleitoral V
4º -Os não eleitos vencedores, sim você não leu errado, aqueles que mesmo não eleitos saíram vencedores e de alma lavada das urnas. Primeiramente o candidato a deputado estadual e atual Vice Prefeito Tita Furlan, que na composição a corrida para o paço municipal foi fundamental para a eleição do então prefeito Lúcio, mas deixou claro que seu projeto de vida não era a prefeitura, e sim a Assembleia Legislativa do Paraná. Ficou acordado e homologado pelo Schiavinato e Dilceu Sperafico, que seria o candidato a deputado estadual pelo grupo. Mas não é que na hora de "servir o prato principal" o moço foi convidado a levantar da mesa e pásmem, com a justificativa de não ser "confiável". Quem conhece Tita Furlan, sabe que ele não iria deixar essa história barato.
Ressaca eleitoral VI
Lança-se candidato a deputado estadual bem ao estilo lobo solitário, faz 18.923 votos no peito e na raça, superando até mesmo suas expectativas, pois dias antes, numa conversa com este colunista, ele confidenciou que sua meta seria em torno de 15 e 18 mil votos e que com esta votação poderia vir a lograr êxito, mas o nobre candidato, assim como os paranaenses não esperavam o FATOR FRANCISCHINI, que com seus 427.749 votos, deturparam todas as previsões eleitorais.
Ressaca eleitoral VII
Mas que o moço deu um tapa de luva nos barões da política local isso "não tenho dúvidas", e com isso se credencia a uma disputa direta pelo Paço Municipal em 2020, ainda mais se as especulações da aproximação com Ademar Dorfschimdt, Marcos Zanetti e Pelanka forem verdadeiras, tem gente que vai perder o sono. Por fim, não poderia deixar de registrar a bela e significativa votação de Ivan Rossoni, que ao seu estilo, conquistou 17.543 votos de puro entusiasmo e amor pelo Brasil, que na opinião deste colunista também pode se considerar um vencedor.
Servir a Deus e ao diabo?
Aprendi que na vida serviçal pública não dá para você servir a Deus e ao diabo ao mesmo tempo. Nessa última e fatigante semana da campanha política em Toledo se viam os grupos bem esfacelados por acreditarem em personalidades políticas e cabos eleitorais que queriam servir aos dois.
Servir a Deus e ao diabo? I
Como um deles só sabe fazer a panela, e esquece-se de fazer a tampa, a verdade sempre vem à tona e, claro, a revanche vem a galope. Diante de tantas “trairagens”, minha premonição (estou escrevendo esse texto às 16h25 do dia 10-10-18) é de que haverá muitas demissões e vou tentar acertar quem serão os demitidos: começo pela Cultura, onde o ex-diretor do Funtec, Odemilsom Elias dos Santos irá ocupar o cargo de diretor e se confirmar, entrará no lugar de Marta Guder.
Servir a Deus e ao diabo? II
Acredito ainda que haverá mudança no Jurídico e na assessoria de governo. Prevejo que alguns nomes estarão se demitindo lá naquele espaço da GM, que está sem habite-se. Vamos aguardar até as 09h dessa quinta-feira quando será publicado o Órgão Oficial.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Gente X Poder'

Tita x Tita

Xenofobia na Unioeste?

Governo quer desapropriar 24 mil hectares produtivos dos agricultores de Guaira e Terra Roxa

Natal deserto e sem luz?

Demissões atingem o assessor de Governo Carlos Alberto Piacentti

Inquérito “especialidades”

Ressaca eleitoral

Sem habite-se?

Contêineres das irregularidades

10 maneiras de você não jogar seu voto no lixo

Mais Destaques
"Ultrapassamos 16 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)