Política

Políticas públicas são debatidas em pré-conferências em Toledo

| 12/10/2018 - 07:03

Políticas públicas são debatidas em pré-conferências em Toledo

Terminou na última quarta-feira (10) o ciclo de pré-conferências organizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A participação era critério necessário para a inscrição na VIII Conferência, que acontece no próximo dia 26 de outubro na PUC-PR Campus de Toledo. A estimativa da organização é de que aproximadamente 600 pessoas tenham participado das atividades.
“Superou todas as nossas expectativas”, avaliou a Presidente do CMDCA, Tatiani Guzzo. Durante os trabalhos, os participantes eram divididos em cinco grupos, onde discutiam e apresentavam proposta com base nos eixos temáticos definidos.
“Estamos muito felizes com as propostas apresentadas, principalmente com a participação dos adolescentes que já chegaram com pré-propostas. Sinal de que os assuntos já foram discutidos previamente”, comemorou a Presidente.
Chamou a atenção dos organizadores o fato dos jovens apresentarem propostas em várias políticas diferentes, como saúde, educação, segurança pública, entre outras. Também fizeram críticas pertinentes aos serviços direcionados a eles, à exemplo do Conselho Tutelar.
“Nos surpreendeu, pois foram propostas não só para o âmbito municipal, mas também estadual e nacional”, acrescentou Tatiani. Segundo ela o que despertou a angústia dos participantes foi o quantitativo de demandas de violência contra a criança e o adolescente.
Ela exemplificou citando que na última reunião do Conselho foram apresentados dados de atendimento do CREAS II, referente ao bimestre julho/agosto, onde foram registrados 78 casos, sendo que a tipificação do SUAS estabelece 50 como máximo. Além de uma demanda reprimida de 90 outros casos.
Participantes
O jovem Kauan Gabriel Vilela, de 15 anos, compareceu junto com outros adolescentes do Florir Toledo na pré-conferência realizada na manhã desta quarta-feira (10) na Unioeste. Ele participou dos grupos, das discussões e apresentou suas propostas e angústias para os demais.
“Muitas crianças e adolescentes não têm a oportunidade de falar, algumas tem medo outras tem vergonha. Aqui [na pré-conferência] é bem mais fácil da gente conversar, pois todos respeitam a opinião do outro, ficamos à vontade, discutem com maturidade”, avaliou.
Um dos pontos que Kauan se queixou foi dos vários tipos de preconceito que ainda existe nas escolas entre os próprios jovens. “As pessoas não valorizam o que somos por dentro, só o que somos por fora. Há intolerância dos colegas e isso causa sofrimento em muitos jovens. Tem famílias que não compreendem esses sofrimentos, pois muitas vezes a pessoa está tão pressionada que não consegue se explicar ou mesmo pedir o socorro que precisa”, argumentou.
Sistematização
Todas as propostas apresentadas nas seis pré-conferências serão sistematizadas pela organização e serão apresentadas na VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no dia 26. Todos os delegados (representantes que participaram das pré-conferências) poderão alterar e aprovar as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual. A participação na Conferência é aberta para toda a sociedade, porém apenas os delegados é que terão direito a voto.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Política'

Eleitos novos presidentes de dez comissões do Senado

Rubens Bueno quer abrir a caixa-preta dos cartões corporativos do governo

Bolsonaro diz que hoje “bate o martelo” sobre reforma da Previdência

Beto Richa, a mulher e o filho viram réus na Lava Jato

Senado identifica 6 suspeitos de voto a mais em eleição para presidente da Casa

Associação de prefeitos: municípios apoiarão reforma da Previdência

Câmara aprova bloqueio de bens de investigados por terrorismo

Réu na Lava Jato, Collor presta depoimento no STF

Supremo deve julgar hoje ação para criminalizar homofobia

Joice Hasselmann quer autorizar a polícia a emitir medidas protetivas

Mais Destaques
"18 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)