Política

Políticas públicas são debatidas em pré-conferências em Toledo

| 12/10/2018 - 07:03

Políticas públicas são debatidas em pré-conferências em Toledo

Terminou na última quarta-feira (10) o ciclo de pré-conferências organizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A participação era critério necessário para a inscrição na VIII Conferência, que acontece no próximo dia 26 de outubro na PUC-PR Campus de Toledo. A estimativa da organização é de que aproximadamente 600 pessoas tenham participado das atividades.
“Superou todas as nossas expectativas”, avaliou a Presidente do CMDCA, Tatiani Guzzo. Durante os trabalhos, os participantes eram divididos em cinco grupos, onde discutiam e apresentavam proposta com base nos eixos temáticos definidos.
“Estamos muito felizes com as propostas apresentadas, principalmente com a participação dos adolescentes que já chegaram com pré-propostas. Sinal de que os assuntos já foram discutidos previamente”, comemorou a Presidente.
Chamou a atenção dos organizadores o fato dos jovens apresentarem propostas em várias políticas diferentes, como saúde, educação, segurança pública, entre outras. Também fizeram críticas pertinentes aos serviços direcionados a eles, à exemplo do Conselho Tutelar.
“Nos surpreendeu, pois foram propostas não só para o âmbito municipal, mas também estadual e nacional”, acrescentou Tatiani. Segundo ela o que despertou a angústia dos participantes foi o quantitativo de demandas de violência contra a criança e o adolescente.
Ela exemplificou citando que na última reunião do Conselho foram apresentados dados de atendimento do CREAS II, referente ao bimestre julho/agosto, onde foram registrados 78 casos, sendo que a tipificação do SUAS estabelece 50 como máximo. Além de uma demanda reprimida de 90 outros casos.
Participantes
O jovem Kauan Gabriel Vilela, de 15 anos, compareceu junto com outros adolescentes do Florir Toledo na pré-conferência realizada na manhã desta quarta-feira (10) na Unioeste. Ele participou dos grupos, das discussões e apresentou suas propostas e angústias para os demais.
“Muitas crianças e adolescentes não têm a oportunidade de falar, algumas tem medo outras tem vergonha. Aqui [na pré-conferência] é bem mais fácil da gente conversar, pois todos respeitam a opinião do outro, ficamos à vontade, discutem com maturidade”, avaliou.
Um dos pontos que Kauan se queixou foi dos vários tipos de preconceito que ainda existe nas escolas entre os próprios jovens. “As pessoas não valorizam o que somos por dentro, só o que somos por fora. Há intolerância dos colegas e isso causa sofrimento em muitos jovens. Tem famílias que não compreendem esses sofrimentos, pois muitas vezes a pessoa está tão pressionada que não consegue se explicar ou mesmo pedir o socorro que precisa”, argumentou.
Sistematização
Todas as propostas apresentadas nas seis pré-conferências serão sistematizadas pela organização e serão apresentadas na VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no dia 26. Todos os delegados (representantes que participaram das pré-conferências) poderão alterar e aprovar as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual. A participação na Conferência é aberta para toda a sociedade, porém apenas os delegados é que terão direito a voto.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Política'

Pesquisadores criam aplicativo para detectar notícias falsas na internet

Os presidenciáveis e os Direitos Humanos

O resultado das eleições e seu impacto na economia

De Cascavel para a Papuda: Acir Gurgacz começa a cumprir pena

Cida assegura uma transição transparente e harmônica

TRE do Paraná vai auditar urnas questionadas por Bolsonaro

Cai número de deputados eleitos com votos próprios em 2018

Políticas públicas são debatidas em pré-conferências em Toledo

Casos de violência nestas eleições refletem intolerância e preocupam

Criar notícia falsa sobre as urnas eletrônicas é crime, diz Jungmann

Mais Destaques
"Ultrapassamos 16 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)