Artigos

Como você se automotiva?

| 17/10/2018 - 20:00

Criatividade para motivar
Um famoso general havia conquistado, com as suas tropas, uma extensa região da Ásia Central. Seus soldados estavam agora exaustos e saudosos do lar, mas o general desejava prosseguir e capturar uma grande cidade a poucos quilômetros dali, defendida por um exército cinco vezes maior do que o seu. Ele tinha certeza de que poderiam vencer, mas seus homens estavam relutantes.
O general convocou-os, então, e juntos erigiram um altar, no qual rezaram pedindo inspiração aos deuses. No final da cerimônia, o general tomou uma grande moeda de ouro e disse que iria lançá-la ao ar para ver o que os deuses determinariam. Se caísse com a cara para cima, seria sinal de que os soldados obteriam uma vitória estrondosa. Ao contrário, desistiriam e voltariam para casa.
A moeda caiu com a cara para cima e, inspirados pelos deuses, os soldados avançaram e conquistaram com facilidade a cidade. Após a batalha, um dos soldados comentou com o general:
- Quando temos certeza de que os deuses estão conosco, nada pode alterar nosso destino!
O general concordou com uma risada e mostrou ao soldado a moeda, que tinha cara em ambas as faces.
Adaptado do livro “Histórias da Alma, Histórias do Coração” (Feldman C, Kornfield J)
O que é motivação?
Motivação é o motivo para a ação. É o fator determinante que muda seu estado inerte para um estado executivo. É a mudança que será gerada em sua vida e na de outras pessoas.
Não existe pílula milagrosa nem palestrante mágico que consiga TE motivar. Em minhas palestras, falo sobre automotivação, sobre formas de VOCÊ encontrar razões para tirar a bunda da cadeira e fazer acontecer. Dizer simplesmente “você é capaz” não tem nenhum efeito se a pessoa não tiver um motivo pessoal e intransferível para acreditar que aquela ação gerará um impacto positivo em sua vida.
E tais motivos podem ser tangíveis ou intangíveis. Reais ou folclóricos. Ateístas ou cheios de fé. Até da mentira se tiram bons motivos para acreditar - laboratórios farmacêuticos comprovam isso com o uso de placebos nas pesquisas (e generais de lendas metafóricas na coluna de um tal de Marcio Zeppelini também costumam trapacear as moedas...)
A verdade é que, para que algo aconteça, você deve ACREDITAR. Ter a certeza de que o seu suor te trará seu sonho e que seu sonho é legitimamente impactante em seu desenvolvimento pessoal.
Então... me conte: o que faz você mover montanhas?
Um abraço cheio de automotivação e, em especial, ATITUDE!
Autor: Marcio Zeppelini
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Artigos'

Representante comercial: uma solução para diminuir o desemprego

Escutar somente Jesus, o filho escolhido

Diminuição da maioridade penal, você é contra ou a favor?

A importância do manual de instruções técnico

Como aplicar a Inteligência de Dados na minha empresa?

O eSocial na vida das pequenas empresas

A Venezuela e o nó diplomático brasileiro

Crônica de uma vigilância anunciada

O impacto da Proteção de Dados no cenário de negócios atual

Abertura!

Mais Destaques
"18 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)