Cultura

Fórum pretende repor vagas no Conselho de Cultura

| 25/10/2018 - 16:45

No próximo dia 01 de novembro será realizado o Fórum de Cultura de Toledo a partir das 9h no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura. Um dos principais objetivos do evento é escolher os representantes para ocupar as vagas de titular e suplente de seis segmentos que fazem parte do Conselho Municipal de Política Cultural de Toledo (CMPC), também chamado de Conselho de Cultura.
O CMPC é formado por 14 titulares da sociedade civil e 14 governamentais, além dos seus respectivos suplentes. As vagas disponíveis para serem ocupadas são nos segmentos:
a) Universidade Pública;
b) Conjunto do audiovisual, fotografia e artes gráficas;
c) Circo;
d) Tradições e festejos, gastronomia e cultura popular;
e) Arquivos, salas de memória, centros culturais e coleções particulares;
f) Movimentos sociais, urbanos e cidadãos.
A Presidente do CMPC de Toledo, Silvana dos Santos Silva, destaca que a necessidade de restituir os conselheiros se dá por conta da elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), o qual regerá a política cultural de Toledo para os próximos dez anos. “Para isso precisamos de pessoas interessadas e comprometidas para desenvolver um trabalho de levantamento do cenário cultural de Toledo e desenvolvermos as propostas para compor esse documento”, enfatizou.
Ela lembrou que o Conselho de Cultura, neste último ano, realizou suas reuniões em todas as primeiras quintas-feiras do mês, sempre às 9h da manhã. “É importante que os conselheiros tenham a disponibilidade para participar dessas reuniões e que possam trabalhar em conjunto com os demais conselheiros na elaboração dos documentos necessários para o Plano Municipal de Cultura. Assim podemos tornar a política cultural de Toledo uma política de Estado e não uma política de governo, onde cada mandato ou cada acontecimento dentro da gestão mude-se as ações e as políticas que estão sendo implementadas”, apontou Silvana.
Ao ressaltar a importância do CMPC dentro do município, a presidente citou a sua função consultiva, deliberativa, normativa e de fiscalização do que acontece na cultura de Toledo. “O Conselho está bem atuante ao que tange suas responsabilidades enquanto instância da sociedade civil que atua em parceria com a gestão pública para a realização do Controle Social”.
“Fica o convite para quem tem interesse no desenvolvimento da cultura do município a se juntar conosco nessa nossa empreitada”, convidou Silvana.
Para quem tem interesse em participar do Conselho de Cultura pode obter mais informações sobre o Fórum de Cultura acessando o site www.toledo.pr.gov.br/conselhodecultura ou pelo e-mail conselhoculturatoledo@gmail.com.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)