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O Poder dos Alimentos Antioxidantes

| 26/10/2018 - 18:15

O Poder dos Alimentos Antioxidantes

O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. O nosso organismo precisa ser constantemente desintoxicado dos radicais livres. Isso é feito naturalmente pelo corpo, desde que este tenha acesso suficiente a alimentos antioxidantes, como por exemplo as vitaminas C, E, betacaroteno e o mineral selênio.
Uma alimentação rica em vegetais é a melhor opção para se proteger dos radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando o envelhecimento precoce.
O que são Radicais Livres?
Os radicais são produzidos dentro do nosso corpo. Essa produção acontece naturalmente devido a determinados alimentos e ao meio-ambiente. Eles são produzidos pelas células durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter em energia os nutrientes absorvidos nos alimentos.
Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo. Nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam grande parte desses danos causados pela oxidação. O corpo consegue naturalmente controlar o nível desses radicais produzidos pelo nosso metabolismo.
Entretanto, quando existem radicais livres em excesso, há a danificação das células — o que produz muitos distúrbios e contribui para o envelhecimento.
Embora os alimentos antioxidantes ajam reduzindo a concentração de radicais livres, seu papel é moderador — e não bloqueador. Ou seja, a mera ingestão de vitaminas não evita completamente a ocorrência de radicais livres, embora sua ausência possa favorecer a proliferação descontrolada destes.
Funções dos Principais Antioxidantes
Vitamina A ou retinol: A vitamina A é considerada um dos melhores antioxidantes naturais: promove o crescimento adequado, reforça o tecido, dá resistência contra infecções. É muito necessária para a saúde dos olhos, pele, cabelo, previne doenças respiratórias em alimentos em abundância de vitamina são fígado, ovos, produtos lácteos, vegetais como brócolis, salsa, espinafre, soja, frutas amarelas, laranja e vermelho.
Vitaminas B: As vitaminas do complexo B são, sem dúvida, antioxidantes naturais que ajudam o corpo a manter as funções vitais em harmonia. Entre os benefícios estão: promove boa digestão, previne fadiga e exaustão, fortalece as células e tecidos e previne doenças neurológicas.
Vitamina C: A vitamina C é um dos antioxidantes naturais não só dos mais apreciados, mas também útil para o bem-estar geral do corpo. Melhora o sistema imunológico, o crescimento, a formação de colágeno, entre outras funções. Contém nas frutas cítricas, camu-camu, acerola, laranja, goiaba, entre outros.
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