Cultura

Ler um livro é transportar-se para outro mundo

| 29/10/2018 - 17:50

Ler um livro é transportar-se para outro mundo

O Dia Nacional do Livro foi celebrado nesta segunda-feira (29/10) e por isso estamos trazendo algumas dicas de leitura. O dia foi escolhido para celebrar a importância da leitura e dos livros na nossa cultura, além de fazer referência a data de fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1810.
EU E NÃO OUTRA | Laura Folgueira e Luisa Destri | 2018
Hilda Hilst, autora brasileira que foi homenageada esse ano pela FLIP, tem sua primeira biografia lançada pela Editora Tordesilhas. Eu e não outra conta com episódios relatados por fontes próximas, além de documentos históricos. O livro traz um panorama da vida da escritora desde seu nascimento, em Jaú, até sua morte, na Casa do Sol, em 2004. A pesquisa foi realizada durante dois anos, e contou com cerca de quarenta entrevistas feitas pessoalmente pelas autoras Laura Folgueira e Luisa Destri – formadas em jornalismo e especializadas em literatura e na obra de Hilda Hilst.
DOIS | Oscar Nakasato | 2017
Após o sucesso de Nihonjin, obra vencedora do prêmio Jabuti de 2012, Oscar Nakasato escreveu seu novo romance Dois (Tordesilhas), uma história dramática que mergulha fundo nos segredos que aproximam e separam uma família. Dois é um romance narrado por duas vozes totalmente distintas: dois irmãos idosos contam com diferentes enfoques alguns episódios da vida familiar, que revelam identidades singulares.
Zé Paulo é conservador e metódico; Zé Eduardo é irrequieto e instável; são irmãos, mas jamais se sentiram assim. A história se passa em Maringá, no norte do Paraná, cidade natal do autor. Além do Jabuti, Nakasato venceu os prêmios literários Benvirá e Bunkyô. O escritor foi um dos representantes do Brasil na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2016.
DIZENDO A QUE VEIO | Soninha Francine | 2018
A jornalista, ex-VJ da MTV e vereadora Soninha Francine lançou sua biografia na qual revela sua irresistível atração pelos “feios e sujos”, e como se apaixonou por um morador de rua, e por essa paixão foi até o fim! A história desse amor tão improvável, entre uma mulher de classe média e um sem-teto alcoólatra da cidade de São Paulo, é o fio condutor do livro DIZENDO A QUE VEIO.
Na obra Soninha ainda apresenta seu lado mais pessoal ao contar detalhes da infância, a gravidez na adolescência, uma depressão horrorosa e a experiência com a leucemia da filha caçula. Detalha ainda os bastidores de seu convívio com protagonistas da política brasileira, como José Serra e João Doria e a pressão e as lutas internas pelo poder na Prefeitura de São Paulo.
MÁL DE LÁZARO | Krishna Monteiro | 2018
Publicado pela Editora Tordesilhas, O Mal de Lázaro, primeiro romance de Krishna Monteiro, foi finalista do Prêmio Jabuti 2016, na categoria Contos e Crônicas. A obra é uma fábula sobre dor, sofrimento e redenção, que faz o leitor pensar sobre a perenidade da vida, sobre a inconstância e a impermanência. Inspirado por Carlos Drummond de Andrade e seu “A máquina do mundo” – considerado por muitos o melhor poema brasileiro de todos os tempos –, Krishna Monteiro usa sua prosa elegante e poética para contar a história de um homem que se abre para o mundo apenas para vê-lo desmoronar. Instigado pela ideia de que o poema é uma metáfora da modernidade, Krishna dá um lampejo do que pode acontecer quando essa máquina e tudo o que ela rege – o divino, o universo, o destino – se abrem para um homem que passou a vida dando as costas para o mundo.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)