Cultura

Série Música de Câmara fará última apresentação do ano

| 31/10/2018 - 17:20

O público terá a sexta e última oportunidade para assistir no dia 7 de novembro (quarta-feira), às 20h30, à Série Música de Câmara, projeto dos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná. Música de Câmara é aquela peça composta para pequenos grupos, geralmente de três a oito pessoas, adequada para um pequeno teatro ou aposento.
Em 2018, os músicos já apresentaram cinco concertos neste estilo no Guairinha (Auditório Salvador Ferrante).
O programa inclui duas obras: Terzetto, de Antonín Dvorák, que será executada pelos músicos Moisés Neves da Silva, Caik Rodrigues da Silva e Carlos Tavares, e o Quinteto de Sopros, de Carl Nielsen, apresentado pelos músicos Fabricio Ribeiro, Marcos Vicenssuto, Marcelo Oliveira, João Vitor da Silva Junior e Fábio Jardim.
A peça Terzetto foi escrita em 1887 originalmente para o violinista Jan Pelikan e seu aprendiz, Josef Kruis, que havia alugado um quarto no apartamento onde a família do compositor, Dvorák, morava. A peça exige dois violinos e uma viola, uma combinação um tanto incomum para um trio de cordas, que normalmente combina os violinos com o violoncelo.
No entanto, a criatividade de Dvorák na parte da viola, instrumento tocado por ele, compensou a ausência de instrumentos com sons mais graves na música.
O Quinteto de Sopros que será apresentado no último concerto da Série Música de Câmara foi escrito pelo dinamarquês Carl Nielsen entre 1921 e 1922. Os instrumentos que compõe a obra são a flauta, o oboé, a clarineta, o fagote e a trompa, uma combinação que não facilita a vida de nenhum compositor.
Como cada um desses instrumentos possui uma identidade sonora muito expressiva, Nielsen optou por assumi-las e é claramente perceptível na música o momento em que um instrumento interrompe o outro.
Assim como no Terzetto, o Quinteto foi originalmente escrito para músicos amigos do compositor, o que faz com que a parte de cada instrumento tenha sua própria personalidade, inspirada nos amigos de Nielsen.
Com duração aproximada de uma hora, o concerto do dia 7 encerra a Série Música de Câmara 2018, uma iniciativa dos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná e do maestro-titular Stefan Geiger.
Esta temporada marcou a volta da música de câmara para a OSP, um estilo que a orquestra pretende manter na programação para as próximas temporadas.
Serviço: Série Música de Câmara 2018 – último concerto.
Dia 07 (quarta-feira).
Horário: 20h30.
Local: Auditório Salvador Ferrante – Guairinha – Rua XV de
Novembro, 971 – Centro – Curitiba – Paraná.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)