Cidade

Cidadão Seguro: Faixas refletivas são entregues a ciclistas

| 07/11/2018 - 17:50

Segurança para ciclistas (Foto: Michael Juliano)

O ciclismo vem se tornando uma das modalidades mais praticadas no município. Em Toledo, entre ciclistas profissionais, amadores ou aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte para trabalho ou lazer, tem disponível, um pouco mais de 35 km de ciclovias e 11 km de ciclofaixas, entre período urbano e do interior.
Com o aumento de usuários de bicicletas em Toledo, a segurança deve estar em primeiro lugar. Visando isso, membros da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito/Deptrans/Educação para o Trânsito e a Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito, iniciam para este mês de novembro um trabalho voltado à proteção e segurança do ciclista.
O setor de Educação para o Trânsito realizará ações voltadas aos ciclistas, desde campanhas de respeito ao ciclista, assim como os deveres dos ciclistas.Na tarde de terça-feira (6) aconteceu uma abordagem educativa com alguns ciclistas no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Foi entregue para algumas pessoas faixas refletivas que veio por intermédio da Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito e o Programa Vida no Trânsito.
O primeiro grupo de ciclistas a receber as faixas é o tradicional Vou de Bike Toledo PR. O Presidente do grupo, Lisandro Peruzzo, disse que essa iniciativa é uma campanha muito boa para a conscientização e proteção dos ciclistas do município. “Não é só sair por ai andando de bicicleta. Temos que ter equipamentos, estar visível para os veículos, para todos os meios de transporte e pedestres. Acho que a campanha que está sendo realizada é muito positiva”, explicou.
O Coordenador de Educação para o Trânsito, Rafael Fonseca, informou A faixa refletiva visa dar visibilidade ao ciclista durante o seu pedal e deve ser usada preferencialmente no lado esquerdo do corpo, podendo estar no braço, no pulso, na perna ou tornozelo. “O motivo de utilizarmos ela do lado esquerdo do corpo é a consonância junto às normas de circulação do Código de Trânsito Brasileiro”.
O Secretário de Segurança, João Vianei Crespão, salienta que essa é uma preocupação muito grande por parte da Administração. “O número de ciclistas no município vem aumentando de uma forma muito rápida. Estamos trabalhando para explicar a essas pessoas que o trânsito deve haver gentileza e compreensão, seja por parte de motoristas, ciclistas, pedestres, no intuito de dar um local mais seguro para todos. Além disso, todos devem estar atentos, o trânsito deve ser lembrado como um lugar criado por pessoas e para pessoas”, informou Crespão.
Dicas de segurança
Para o ciclista se manter protegido deve ser utilizado Iluminação, capacete, luvas e óculos, não andar na contramão, afaste-se das portas dos carros, se manter a direita, sinalização sempre, ter educação. Se lembrar que calçada é para pedestres, não furar o sinal, cuidado nas saídas à direita, entre outros.
Vale ressaltar que pedalar na calçada é proibido, salvo onde existir sinalização que permita isso.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Mais duas escolas municipais passarão por reforma em Toledo

Comdet presta contas e reconduz diretoria para novo mandato

Acadêmico de Toledo foi destaque no Pan-Americano de Parabdminton

Economia proporciona abertura de novas empresas na cidade

Vai começar campanha “16 Dias de Ativismo”

Caminhada Azul e Rosa reuniu idosos dos CERTIs no Diva Paim Barth

Raio X é regularizado na UPA

Conselho da Mulher discute as atividades pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Operação Tapa-buracos continua em todas as regiões de Toledo

Atenção Produtores Rurais!

Mais Destaques
"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)