Cidade

Encontro de Socioeducação reuniu profissionais em Toledo

| 08/11/2018 - 19:05

IV Encontro Municipal da Socioeducação reuniu profissionais da Rede Socioassistencial (Foto: Valderi

Nesta quinta-feira (8) no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer na Vila Pioneiro, foi realizado o IV Encontro Municipal da Socioeducação. O tema do encontro foi “Parâmetros para qualificação do Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto”. O momento contou com a presença do o juiz de direito da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias e a Promotora de Justiça, Katia Kruger, ambos de Toledo. A palestra foi conduzida pela psicóloga de Londrina, Aline Pedrosa Fioravante.
O tema da palestra no período da manhã foi sobre as adolescências na sociedade contemporânea: categorias de análise histórico-social, processos identificatórios do adolescer na cultura e as vias multifacetadas da violência. Na parte da tarde a palestra foi sobre as medidas socioeducativas em meio aberto, suas facetas de responsabilização/formação, ambiguidades e desafios para os operadores. Ambas palestras ministradas pela psicóloga Aline. O evento também contou com debates.
A reunião de trabalho teve como objetivo discutir a socioeducação, uma das propostas do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. A Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), Tatiani Finkler, explica que o intuito do evento da Socioeducação foi para fortalecer a rede de atendimento ao adolescente. “Junto a Aline, que é analista judiciária na área da psicologia do Tribunal de Justiça do Estado, poderemos ampliar a visão de como deve ser trabalho com adolescentes em conflito com a lei, que presta medidas socioeducativas, em meio aberto. Uma discussão importante que deve ser levado a frente”, destaca.
Aline ressalta que é importante a articulação da rede, no intuito de representar diferentes políticas públicas com uma oportunidade de alinhamento, de sensibilização e de retomar uma visão integral do trabalho com o adolescente em conflito com a lei, a partir da perspectiva da intersetorialidade, enxergando o sujeito, e as possibilidades de intervenção em conjunto.
“Na prática, temos a própria legislação desde o Estatuto da Criança e do Adolescente e todas as orientações que são pensadas para o atendimento do adolescente em conflito com a lei, onde indicam a necessidade de uma articulação intersetorial. O adolescente no cumprimento da medida socioeducativa, precisa ter um plano de atendimento individualizado, esse plano precisa ser um instrumento que vincule esse adolescente a partir de todas as necessidades e direitos que ele precisa acessar, para que ele possa protagonizar uma trajetória de vida mais compatível com convivência social”, salienta Aline Pedrosa Fioravante.
O Juiz Rodrigo Rodrigues Dias, informa que é importante pontuar que mesmo em época de restrição fiscal de crise financeira do país, o município mantém um dia dedicado a discussão aberta, com a rede e com a população, sempre trazendo palestrantes de peso, investindo em dar visibilidade a socioeducação. “É bem importante deixar isso claro, enaltecer a política pública municipal de manter esse dia de socioeducação, tão importante não só para trazer outras pessoas para agregar conhecimento para nossa rede, como fortalecer a rede e dar visibilidade a socioeducação, que se faz implementado o Instituto da Criança e do adolescente”.
Rodrigo ainda cita que “podemos dar visibilidade, pois esses adolescentes são nosso futuro. É isso que viemos debater”, complementa.
A Secretária de Assistência Social, Marisa Cardoso, representando o Prefeito Lucio de Marchi, disse sobre a importância da programação. “São políticas que abordam especificamente a socialização dos adolescentes em cumprimento com medidas socioeducativas. Nesse contexto, é necessário falar sobre a qualidade de vida destes adolescentes, e como fazer para que elas sejam melhoradas. E com este tipo de reunião, conseguimos juntar a ideias desses profissionais”, finaliza Marisa.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Investimentos em galerias pluviais melhoram escoamento de água no município

Nova escola do Jardim Porto Alegre está sendo construída

Coamo recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Toledo

Expedição avalia impacto do clima na soja precoce

'Estudei em casa e tirei mil', diz aluna que alcançou nota máxima na redação do Enem

Comitiva de Toledo participa de evento “Cidades Inteligentes” em Foz do Iguaçu

Colégio La Salle oferece colônia de férias com foco em robótica

Férias em Toledo: Conheça algumas opções de lazer na natureza

Prati-Donaduzzi inicia 2019 com 150 vagas de emprego

Toledano Lucas Lóh comemora 28 anos e a ótima fase na carreira

Mais Destaques

Esporte

Toledano Lucas Lóh comemora 28 anos e a ótima fase na carreira

AgroGazeta

Sojicultores do Paraná mantêm produtividade durante estiagem

Regional

Iguassu-IT inicia planejamento estratégico para 2019

Cultura

Inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Música da UNILA

Economia

Petrobras retomará processos de alienação de ativos

Gente X Poder

Na base do sal GROSSO?

Estado

Ratinho Júnior anuncia redução de preços de serviços do Detran

"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)