Política

Equipe de transição de governo no PR será instituída

| 12/11/2018 - 16:25

Projeto de Márcio Nunes institui a equipe de transição para garantir a continuidade de ações e progr

Prazo para nomeação será sete dias a contar da data da proclamação do resultado pela Justiça Eleitoral
O deputado Márcio Nunes, líder da bancada do PSD na Assembleia Legislativa, apresentou nessa segunda-feira (12), projeto de lei que dispõe sobre a instituição de equipe de transição no governo do Paraná. “A intenção é assegurar, na mudança de titulares do Poder Executivo, a continuidade dos serviços públicos no Estado”, ressaltou o parlamentar.
O projeto determina que, o candidato eleito para o cargo, é facultado instituir equipe de transição, com no mínimo cinco membros, que terão acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do Governo do Estado. O coordenador do grupo poderá ser nomeado Secretário Especial de Governo, cujo cargo deve ser exonerado antes da data da posse do futuro governador.
A equipe de transição, segundo a proposta, será constituída após a proclamação do resultado pela Justiça Eleitoral mediante requisição formalizada pelo candidato eleito. “Neste ato, ele deverá indicar o coordenador e demais integrantes, com a nomeação pelo Chefe do Poder Executivo em final de mandato em até sete dias da apresentação do pedido”, informou Márcio Nunes.
O deputado afirma que a equipe de transição deverá se inteirar do funcionamento dos órgãos e entidades que compõe a Administração Pública e preparar os atos de iniciativa do novo governo, uma vez que terá acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos de governo.
Detalhamento
A proposta obriga ainda que os representantes do governo e demais dirigentes da administração pública direta e indireta deverão oferecer ao candidato e à equipe de transição outras informações de relevância para a gestão. “Este detalhamento será independente de solicitação, sendo que obrigatoriamente, caberá apresentar ao chefe do Poder Executivo eleito os documentos que relaciona”, afirma o deputado
O governante no exercício do mandato, que recusar de forma injustificada o cumprimento da lei, será enquadrado em crime de responsabilidade. O líder do PSD lembra que a República Federativa do Brasil experimenta, nas últimas décadas, uma situação de aprendizagem e amadurecimento institucional.
“Todavia, esse quadro ainda se encontra incompleto, principalmente no que diz respeito à transição entre governos”, destaca. O que se presencia, notadamente na esfera municipal, de acordo com ele, é um quadro muitas vezes desolador, em que o candidato eleito assume sem ter a menor noção da real situação em que se encontra a Administração Pública.
Norte
Márcio Nunes lembra que a questão não tem normativa no Estado. “Neste ano foi editado um decreto com validade para essa gestão apenas, com inicio da transição no dia 3 de dezembro”, disse. No âmbito federal, uma experiência muito rica e produtiva foi alcançada com a edição da Lei 10.609, de 20 de dezembro de 2002.
O ideal seria que esse modelo fosse estendido ao Estado e posteriormente aos Municípios. Desta forma, institucionalizando uma prática salutar e republicana que hoje, infelizmente, depende da boa vontade do governante em exercício, afirmou Márcio Nunes.
A iniciativa parlamentar objetiva institucionalizar o referido processo, para que a troca de comando do Estado passe a integrar o arcabouço legal democrático, com regras e normas que possibilitem a transição, com o fim de uma administração já aberta para informações e apoio logístico aos futuros governantes, consolidando a transparência.
Esse processo de levantamento, apresentação e conhecimento da real situação financeira, orçamentária, patrimonial e administrativa em que se encontra o ente federativo que será administrado pelo futuro governante é fundamental ao bom desempenho das importantes funções a serem logo assumidas, concluiu Márcio Nunes.
Fonte: Paraná Informações
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Política'

Ratinho Jr encontra Moro

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Bolsonaro proporá alteração no sistema de votação eleitoral

Cerimônia de diplomação de Jair Bolsonaro

Prefeito de Cascavel recebe o deputado eleito Coronel Lee

Ricardo de Aquino Salles será o ministro do Meio Ambiente

Vereadores de Foz do Iguaçu vetam aumento dos próprios salários

Moro anuncia nomes para a PRF e Secretaria de Defesa do Consumidor

Extrema direita das Américas testa popularidade em cúpula de Foz

Bazar impulsiona economia criativa em Toledo

Mais Destaques
"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)