Cultura

Biblioteca lança livro sobre vida e obra de Helena Kolody

| 29/11/2018 - 17:50

A Biblioteca Pública do Paraná lança no dia 6 de dezembro (quinta-feira) o Roteiro Literário Helena

A Biblioteca Pública do Paraná lança no dia 6 de dezembro (quinta-feira) o Roteiro Literário — Helena Kolody, de Luísa Cristina dos Santos Fontes. O evento acontece a partir das 18 horas na Arena BPP, e segue até as 20 horas com a presença da autora. A entrada é franca.
Publicado pelo selo Biblioteca Paraná, da BPP, o Roteiro Literário — Helena Kolody faz parte de uma coleção em que um autor escreve um ensaio sobre a vida e a obra de um escritor paranaense já falecido. A obra também traz um ensaio fotográfico com endereços e espaços frequentados pelo homenageado.
A exemplo do que a proposta sugere, Luísa Cristina dos Santos Fontes analisa o percurso de Helena Kolody, que nasceu em Cruz Machado (PR) em 1912 e viveu parte significativa de sua trajetória em Curitiba, até morrer em 2004.
Professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Luísa aponta, com detalhes, características da produção poética de Helena, explicando o vasto percurso da autora, a primeira brasileira a publicar haicais.
A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), escritora e especialista em leitura Regina Zilberman afirma, no texto de apresentação do livro, que a poeta [Helena], nascida no Paraná e identificada com o cenário de sua terra natal, não podia ser mais bem homenageada do que em uma publicação que compartilha com ela o apreço ao lugar em que sua existência tomou o sentido registrado em seus versos.
A COLEÇÃO - O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, explica que o projeto Roteiro Literário tem a finalidade de divulgar, para públicos variados, incluindo as gerações recentes, a literatura paranaense contemporânea. “Há um número expressivo de vozes literárias do Paraná, muitas vezes com ressonância apenas entre escritores, estudiosos e amigos do autor. Para ampliar a difusão de nossa literatura, decidimos fazer esse projeto, que, além de analisar vida e obra, também apresenta os locais frequentados pelo homenageado”, diz Pereira.
O primeiro título da coleção, publicado em 2017, foi sobre Jamil Snege (1939-2003), escrito por Miguel Sanches Neto. O segundo volume é esta obra recém-publicada sobre Helena Kolody; e o próximo será a respeito de Paulo Leminski (1944-1989), conteúdo produzido por Rodrigo Garcia Lopes.
Fonte: AEN
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Jogos eletrônicos brasileiros conquistam o mercado internacional

Onze escritórios de direitos autorais apoiam a proteção de obras nacionais

Série paranaense estréia na TV Brasil e na TV Paraná Educativa

Conheça os museus do Ibram “abertos” para visitação on-line

Guairão receberá o Musical "Tommy" baseado na ópera rock do The Who

Inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Música da UNILA

Hotel Bandeirantes não será mais transformado em museu

Concurso vai selecionar projeto para anexo do Museu Nacional

Museu Nacional de Belas Artes lança projeto de “adoção” do acervo

Férias em Toledo: Parques oferecem lazer, natureza e diversão

Mais Destaques

Cidade

Inscrições para o NACA estão abertas

Estado

Saúde traça plano de combate à febre amarela

AgroGazeta

Colheita de soja no Brasil atinge 5,4% da área, estima agência

Política

MPPR e União de Vereadores do Paraná assinam termo de transparência na gestão pública

Artigos

OPINIÃO: Privatizar não é a melhor solução

Gente X Poder

Urubu virou pombinha?

Economia

Banco do Brasil é considerado o mais sustentável do mundo

Variedades e Gente

Sisu abre inscrições para mais de 235 mil vagas

"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)