Estado

Cida lança serviço inédito de cadastro de animais

| 03/12/2018 - 16:30

Cida lança serviço inédito de cadastro de animais

O Governo Digital passa a oferecer gratuitamente uma nova ferramenta para os paranaenses que têm animais de estimação: o Pet Amigo - cadastro estadual de animais. Na plataforma, principal portal de acesso aos serviços do Estado, está disponível o formulário para registrar o animal. Podem ser cadastrados gatos, cachorros, répteis, roedores, equinos, furões e outros animais domésticos ou domesticados.
O serviço foi lançado neste domingo (2) no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, pela governadora Cida Borghetti. “Agora, todas as informações sobre os animais de estimação vão estar reunidas em um único lugar, o que ajudará também no reconhecimento daqueles que se perderam dos tutores, facilitando a volta deles ao lar”, disse a governadora. “O Paraná mostra mais uma vez que está na vanguarda, com ferramentas modernas e inovadoras”, acrescentou.
De acordo com o coordenador do Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa, o registro formará um grande banco de dados com os animais sob tutela de humanos no Paraná. “Podem ser inseridos informações como nome, raça e idade e fotos com características que identifiquem o animal, como manchas, cicatrizes etc” afirmou.
Serviços - Também está disponível o campo para o número do chip eletrônico, vendido por clínicas veterinárias. Esse dispositivo, implantado sob a pele do animal, contém informações sobre procedência e um número de identificação. Nesse caso, quem encontrar o bicho pode levá-lo a uma clínica veterinária ou petshop que tenha equipamento para ler os dados do chip.
Outro serviço do Pet Amigo é a emissão de comunicados sobre campanhas de proteção e de saúde animal, se o usuário permitir esse envio. “Também estão disponíveis dicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná sobre nutrição, cuidados, saúde e outras informações que aumentem o bem-estar do pet”, destacou Marco Aurélio Barbosa.
Esse serviço integra o Governo Digital à Rede Estadual de Direitos Animais - Reda, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). A rede é composta por 14 secretarias e empresas do governo estadual e pelo Conselho Estadual de Direitos Animais (Ceda), que reúne representantes do Estado e de organizações da sociedade civil de todas as regiões do Paraná.
Fonte: AEN
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Governo do Paraná regulamenta lei anticorrupção

Ratinho pede apoio de Itaipu em projetos de integração da América Latina

Condenação de vereador

Gaeco – Operação Mustela atinge deputado de Marechal Cândido Rondon

BRDE firma cooperação com a Associação dos Municípios do Paraná

Tecpar desenvolve novo dispositivo para hemodiálise

Paraná investe R$ 463,5 milhões em obras de pavimentação

Mario Sergio Cortella é o mais novo Cidadão Benemérito do Paraná

Copel inaugurará a maior eletrovia do país

Paraná inaugura primeiro centro de Segurança Pública do país

Mais Destaques
"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)